Resumo
- As operadoras de telefonia Claro, TIM e Vivo prepararam operações especiais para garantir a conectividade durante o show gratuito de Madonna em Copacabana, no Rio de Janeiro, que espera atrair cerca de 1,5 milhão de pessoas.
- A Claro instalou novas antenas e reforçou sua infraestrutura no local para ampliar a capacidade da rede, enquanto a Vivo posicionou equipes extras na orla para intervenções rápidas se necessário. A TIM também confirmou uma atuação especial para o evento.
- Apesar do Wi-Fi gratuito oferecido na praia de Copacabana pela concessionária dos quiosques, a capacidade inicial de 15 mil acessos simultâneos pode ser insuficiente para a demanda esperada durante o show da Celebration Tour.
O show da cantora Madonna nas areias de Copacabana, no Rio de Janeiro, ganhou atenção especial das operadoras de telefonia. A Claro, a TIM e a Vivo confirmaram ao Tecnoblog que montaram operações especiais na região durante o espetáculo.
Pudera: o show de Madonna será de graça, aberto ao público, a partir das 21h45 deste sábado (dia 04). A expectativa é de que 1,5 milhão de pessoas acompanhem a rainha do pop na apresentação que celebra suas quatro décadas de carreira.
A prefeitura do Rio trata a data como similar ao réveillon de Copacabana, um dos mais famosos do mundo. Sempre existe o receio de que os espectadores fiquem sem sinal de internet devido à alta concentração. Como assim, não será possível postar fotos e vídeos da mente por trás de Like a Prayer e Vogue nas redes sociais? Nem pensar.
A Claro nos disse que instalou novas antenas de internet móvel e reforçou a infraestrutura no local “para ampliar a capacidade da rede”. Já a Vivo determinou a presença de equipes extras na orla do Rio de Janeiro “caso sejam necessárias intervenções durante o espetáculo”. O chefe de marketing da TIM, Paulo Esperandio, também confirmou atuação especial da operadora.
O procedimento para ampliar a capacidade de transmissão de dados numa determinada região geralmente inclui o uso de ERBs móveis. As estações rádio-base deste tipo possuem uma base metálica, uma torre (como se fosse um poste) e as antenas no topo. Normalmente ficam acompanhadas de geradores, para o caso de algum imprevisto.
Cabe lembrar que a praia de Copacabana conta com Wi-Fi de graça, fornecido pela concessionária que opera os quiosques da região. No entanto, o projeto inicialmente previa 15 mil acessos simultâneos, bem abaixo do esperado para a Celebration Tour in Rio. A rede se chama “#Orla Rio#”.
Madonna no Rio: Claro, TIM e Vivo reforçam internet móvel na região