A MediaTek anunciou nesta terça-feira (7) o Dimensity 9300+, novo processador mobile para celulares e tablets premiums. O SoC da fabricante taiwanesa tem suporte para rodar o Gemini Nano, versão da IA do Google desenvolvida para rodar nativamente em smartphones. O chip também suporta os modelos de linguagem Llama (Meta) e Qwen (Alibaba).
O processador Dimensity 9300+ é equipado com oito núcleos, sendo que o mais potente é um Cortex-X4 overclockado para rodar até 3,4 GHz de frequência. Há outros três núcleos Cortex-X4, mas com frequência máxima de 2,85 GHz. Quatro Cortex-A720 fazem o papel de núcleos de eficiência, sendo usado em tarefas menos exigentes.
MediaTek Dimensity 9300+ utiliza litografia de 4 nm
O novo processador da MediaTek é fabricado no processo de 4 nm da TSMC, principal fabricante de chips do mundo. Para a parte de games, o Dimensity 9300+ é equipado com 12 núcleos de GPU, utilizando o Immortalis G720 da Arm, lançado no início desse ano.
Além do suporte para a tecnologia de IA generativa do Google, Meta e Alibaba, o Dimensity 9300+ suporta os LLMs do Baidu (Ernie), Baichuan AI e Yi-Nano (01.AI). Rumores indicam que esse SoC equipará novos smartphones da BBK Electronics, empresa de eletrônico dona das marcas Oppo, Vivo, OnePlus e iQOO.
Em abril, a OnePlus e a Oppo anunciaram durante o Google Cloud Next 2024 que querem equipar o LLM Gemini Ultra em seus celulares. A Vivo e iQOO são submarcas da Oppo, com smartphones focados para o público gamer. Assim, faria sentido que a Oppo escolhesse deixar o Gemini Nano nesses modelos, levando o Ultra apenas para os celulares topo de linha da sua marca.
O leaker DigitalChatStation, com alta credibilidade de vazamentos sobre marcas chinesas, afirma que o tablet iQOO Pad 2 Pro usará o Dimensity 9300+. Já outro rumor indica que o Vivo X100S será o primeiro celular a usar esse SoC.
Com informações: Gizmochina
MediaTek anuncia SoC capaz de rodar IA do Google nativamente