O Google decidiu incluir no Android uma tecnologia de inteligência artificial contra golpes financeiros. O sistema escuta o teor das ligações e avisa caso detecte um padrão de esquema fraudulento. Para tanto, roda um modelo de IA diretamente no smartphone, sem que o diálogo seja repassado para a empresa.
A demonstração ocorreu durante o evento Google I/O, que começa hoje nos Estados Unidos. Um executivo recebeu uma chamada fictícia no telefone. Na outra ponta, um suposto representante do banco disse que seria necessário transferir o saldo para uma conta secundária por motivos de segurança. No mesmo instante, um alerta surgiu na tela do smartphone.
O sistema foi calibrado para lembrar aos desavisados que os bancos não pedem transferências urgentes ou pagamentos com cartões de presente, nem solicitam informações pessoais como senhas e códigos numéricos (os famosos PINs).
O Google não deu detalhes sobre a disponibilidade da nova ferramenta. Não sabemos, por exemplo, se ela irá funcionar em português do Brasil. A empresa prometeu que as demais informações serão apresentadas ainda este ano.
De acordo com o Google, será uma ferramenta opcional. Ela virá desativada por padrão. A empresa não contou qual modelo de IA será necessário para contar com esta proteção adicional. Os principais suspeitos seriam o Gemini 1.5 Flash ou o Gemini 1.0 Nano.
Android vai ouvir suas ligações e avisar sobre golpes