Ícone do iOS
iOS 17.5 está restaurando fotos que você já apagou sem você pedir (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Usuários do iPhone estão relatando que a atualização do iOS 17.5 está recuperando imagens apagadas. Segundo as pessoas que foram afetadas, seus dispositivos estão mostrando fotos que foram, pelo menos na teoria, permanentemente apagadas. O bug não parece estar ligado com o iCloud ou outro serviço de nuvem.

Os relatos surgiram no Reddit na última terça-feira (14), quando um usuário publicou que imagens de 2021 e permanentemente apagadas reapareceram na galeria. Diversas respostas no tópico destacam que passaram pelo memos problema.

O caso que mais chama a atenção é de um usuário que afirma ter transferido todos as imagens e vídeo do iPhone para um computador e, terminado o processo, apagado esses arquivos do smartphone — incluindo limpando a lixeira. Após instalar o iOS 17.5, uma imagem de junho de 2023 ressurgiu no iPhone, mesmo ele não usando o iCloud.

Usuário do Reddit relata que imagem apagada retornou para o iPhone mesmo limpando a lixeira do dispositivo (Imagem: Reprodução/Reddit)
Usuário do Reddit relata que imagem apagada retornou para o iPhone mesmo limpando a lixeira do dispositivo (Imagem: Reprodução/Reddit)

A Apple ainda não se pronunciou sobre o bug e nem apresentou uma solução, mas é possível entender o que deve estar acontecendo.

Vamos tentar simplificar: quando você apaga um arquivo em seu dispositivo, na verdade você está informando ao sistema operacional que o espaço de armazenamento está livre para ser usado. Enquanto o sistema não sobrescreve esse espaço com outro arquivo, os dados daquele arquivo deletado seguem lá.

Pelos relatos, parece que alguma coisa do iOS 17.5 está removendo o aviso de espaço livre nos arquivos deletados. Assim, o sistema pode estar restaurando os arquivos sem querer.

iOS 17.5 com recurso para detectar stalkers

O iOS 17.5 não trouxe só esse bug como novidade. A atualização permite que os iPhones identifiquem tags rastreadoras de outras marcas. Esse recurso é resultado de uma parceria entre a Apple e o Google, que visa combater casos de stalking que utilizam rastreadores, como o AirTag e Galaxy SmartTag. Agora, os iPhones instalados com essa atualização podem reconhecer se há alguma tag do ecossistema Android nos arredores.

Com informações: MacRumors

iPhone: Bug no iOS 17.5 ressuscita fotos antigas e já deletadas