Faltam poucos dias para a chegada do outono e a mudança de estação favorece uma nova safra de verduras e legumes típicos da estação. Entre eles estão a cenoura, a berinjela, a batata-doce e a abóbora. O período de colheita favorece a queda de preço destes alimentos, o que ajuda bastante o bolso, não é mesmo? Pensando nisso, listamos alguns legumes do outono para você consumir nos próximos meses, bem como os benefícios que eles trazem para a sua saúde. Confira a seguir!
Benefícios dos legumes do outono
Cenoura
Versátil e saborosa, a cenoura está na lista dos legumes do outono e é fonte de ferro, potássio, manganês, cálcio e Vitaminas A, C, E, K e do Complexo B. Sua vitamina A auxilia a visão e também tem o papel de antioxidante no organismo, prevenindo o envelhecimento precoce da pele. Além disso, o betacaroteno presente em sua composição melhora as funções cognitivas e combate a perda de memória. Para extrair o melhor de seus nutrientes é necessário que a cenoura passe por um leve processo de cozimento. Porém, seu consumo in natura também é recomendado.
Berinjela
Um dos legumes mais populares da estação, a berinjela possui vitaminas A, C e complexo B, além de ser rica em antioxidantes, fibras e minerais. O legume também proporciona saciedade e é um poderoso aliado no sistema imunológico. Boa parte de sua composição é de água, então a berinjela pode auxiliar na perda de peso. Um dos principais benefícios do alimento é o controle do colesterol, uma vez que combate LDL, que é o colesterol “ruim”.
Abóbora
A abóbora possui diversas variações, como a italiana, moranga, cabotiá e a japonesa. É rica em vitaminas A, C e do complexo B — B1, B3, B5 e B6. Também é rica em potássio, fibras, cálcio e magnésio. Além disso, você pode comer o alimento sem culpa, pois um dos benefícios da abóbora é ser de baixa caloria. Ela também contém fibras que ajudam a manter a saciedade durante a sua dieta.
Espinafre
O espinafre possui diversos benefícios à saúde, por isso, é um ótimo alimento para compor o prato durante a estação. Contém ácido fólico, que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, magnésio que atua no controle da pressão arterial e flavonoides que agem como antioxidantes. Suas vitaminas A e C auxiliam na saúde da pele e dos cabelos.
A vitamina K, presente no alimento, é responsável por manter a boa saúde dos ossos e melhora a absorção de cálcio pelo organismo. O ideal é que se cozinhe levemente o espinafre antes de seu consumo, assim você preserva seus nutrientes e libera substâncias que prejudicam sua absorção.
Batata doce
Queridinha de quem frequenta a academia, a batata doce é uma excelente fonte de carboidratos e vitaminas. Ela possui vitaminas A, C, E, K e complexo B. A batata doce ainda conta com seis tipos de minerais: magnésio, ferro, manganês, cálcio, potássio e zinco. Suas fibras são um ótimo aliado na saciedade e seu amido presente também auxilia numa melhor digestão dos alimentos. Tal como a abóbora, o betacaroteno presente no alimento, ajuda a ter uma melhor imunidade nos dias mais frios de outono.
Algumas opções de receita com os legumes do outono
The post Legumes do outono: conheça quais são os alimentos e dicas de receitas appeared first on Guia da Cozinha.