A Microsoft vem integrado o Copilot em vários serviços e softwares. O Excel está entre eles, mas de um modo ainda preliminar. Isso deve melhorar em breve: a companhia vai atualizar a sua solução de inteligência artificial generativa para que ela ajude o usuário a lidar com determinas fórmulas no Excel.
É uma promessa relevante, afinal, o Excel é um software de planilhas poderoso, mas que exige amplos conhecimentos para ser bem aproveitamento. Esses conhecimentos envolvem não só os recursos do software, como também uma sólida base matemática. É por isso que as fórmulas do Excel assustam tanta gente.
Ajudinha com fórmulas
O Copilot já é capaz de ajudar o usuário a analisar dados ou classificar informações no Excel. A ferramenta também já dá sugestões de fórmulas, mas de uma maneira não muito prática. O que a atualização deve fazer é tornar essa tarefa mais intuitiva por meio de interações conversativas.
Se o Copilot puder ajudar o usuário a entender ou implementar uma fórmula de modo amigável, talvez o Excel se torne menos intimidador. Eis então que uma atualização na página de roadmap da plataforma Microsoft 365 promete justamente algo assim. A nota diz o seguinte:
Os usuários poderão obter do Copilot respostas mais conversacionais para uma variedade maior de perguntas e prompts relacionados ao Excel.
(…) Em alguns casos, o Copilot poderá apontar um erro de fórmula e fornecer uma correção, além de dar orientações adicionais para garantir que ela funcione corretamente.
Isso não quer dizer que o Copilot criará toda e qualquer fórmula para o usuário. A atualização virá mais para servir como recurso de apoio. Ela poderá ser útil, por exemplo, para te ajudar a entender uma fórmula implementada por uma pessoa que você desconhece ou para identificar um erro difícil de se corrigir.
É para quando?
De acordo com a postagem, esse recurso será liberado a partir de junho de 2024 nas versões do Excel para Windows, macOS, iOS e web. Presumivelmente, a versão para Android receberá a função mais tarde, pois não foi mencionada no comunicado.
Em todos os casos, convém usar o novo recurso com moderação. Sistemas de inteligência artificial generativa ainda erram muito na apresentação de resultados, o que significa que a ajudinha que o Copilot der no Excel pode não ser confiável. Pelo menos não na atual fase da tecnologia.
Copilot poderá ajudar usuários do Excel que se perdem com fórmulas