A Arm anunciou um conjunto de novos núcleos baseados na arquitetura que leva o seu nome. O mais esperado deles é o Cortex-X925, até então conhecido pelo codinome Black Hawk. Trata-se de uma unidade com frequência típica de 3,8 GHz e tecnologia de fabricação que promete muito desempenho em celulares e até em PCs.
Tecnologia de 3 nanômetros
De acordo com a Arm, o Cortex-X925 tem desempenho geral até 36% superior em relação ao Cortex-X4, de geração anterior. Essa diferença foi registrada em um benchmark de núcleo único no Geekbench 6.
Os testes de desempenho também apontam que o novo núcleo é até 33% mais rápido na abertura de aplicativos, e permite navegação na web até 60% mais rápida, de acordo com o benchmark Speedometer 2.1.
Em grande parte, o mérito de todos esses avanços está na tecnologia de 3 nanômetros, que permite que o chip agrupe mais transistores em determinada área, favorecendo o desempenho e o menor consumo de energia.
Mas o mundo todo está olhando para as aplicações de inteligência artificial (IA). Nesse quesito, a Arm destaca que o Cortex-X925 é 46% superior no número de TOPS na comparação com o Cortex-X4, podendo alcançar até 80 TOPS (1 TOPS equivale a 1 trilhão de operações por segundo).
O processamento de IA pode ficar ainda mais interessante se o Cortex-X925 for combinado com uma NPU (Unidade de Processamento Neural). E isso deve mesmo acontecer, pois as empresas que lançarem chips baseados no novo núcleo provavelmente irão complementá-lo com NPUs próprias.
Apesar do foco em dispositivos móveis de alto desempenho, o Cortex-X925 também poderá atender ao mercado de notebooks. Nesse sentido, há fortes rumores de a Nvidia irá lançar um chip para disputar espaço no mercado de PCs, com o novo núcleo da Arm podendo ter participação essencial nessa iniciativa.
Cortex-A725 e GPU Immortalis-G925
O Cortex-X925 não chega sozinho. A Arm também anunciou o núcleo Cortex-A725, que tem desempenho geral até 35% superior e 25% mais eficiência no consumo energético em relação ao Cortex-A720, a versão anterior.
Outro anúncio de destaque é a GPU Immortalis-G925, que promete alto desempenho em jogos, mas sem abrir mão da eficiência energética, sendo direcionado a SoCs avançados, portanto.
De acordo com a Arm, a nova GPU tem desempenho 37% maior em atividades gráficas, é até 52% mais rápida na execução de ray tracing com objetos complexos, além de demandar 30% menos energia. Isso tudo na comparação com a Immortalis-G720, GPU de geração anterior.
Voltando às CPUs, a companhia também atualizou o núcleo Cortex-A520, permitindo que ele suporte chips com tecnologia de 3 nanômetros e tenha 15% de ganho na eficiência energética.
Que fique claro que os novos núcleos e a nova GPU não são lançados pela Arm como produtos finais. Eles devem fazer parte de projetos de SoCs de companhias que desenvolvem chips de arquitetura Arm, a exemplo da MediaTek.
Cortex-X925 é o novo núcleo da Arm para alto desempenho em celulares e PCs