A Microsoft começou a testar a integração do aplicativo Vincular ao Celular (também conhecido como Phone Link) ao menu Iniciar do Windows 11. Com isso, o usuário poderá encontrar facilmente mensagens, fotos e ligações, bem como nível de bateria, status do Bluetooth e outras informações do aparelho.
A novidade será liberada inicialmente para participantes do programa Windows Insider inscritos no canal Beta. Quem está em outros canais receberá a funcionalidade em uma data futura. Para ativar ou desativar or ecurso, o usuário deve ir até Configurações, Personalização e Menu Iniciar.
Para ter acesso a essa integração, o usuário precisa ter a compilação 22635.3790, lançada nesta sexta-feira (21), ou uma posterior do sistema operacional. Além disso, a versão 1.24052.124.0 ou superior do aplicativo Vincular ao Celular tem que estar instalada.
No blog post em que anuncia a novidade, a Microsoft destaca algumas vantagens desta integração. Uma delas é o acesso rápido ao status do smartphone, que permite checar conectividade e nível da bateria, por exemplo.
Outra praticidade é acessar mensagens, chamadas e fotos rapidamente, sem precisar trocar dispositivo. Por fim, a área traz também uma lista de itens recentes, o que ajuda a continuar o que você estava fazendo no celular.
Vincular ao Celular dá acesso ao smartphone pelo Windows
O Vincular ao Celular ou Phone Link existe desde os tempos de Windows 10, quando ainda se chamava Your Phone (ou Seu Telefone, na versão em português brasileiro). Tanto iPhones quanto smartphones Android são compatíveis, mas o Android oferece uma integração mais profunda.
Mesmo assim, os recursos disponíveis dependem do aparelho conectado. Entre as possibilidades, estão acesso rápido a fotos, receber de notificações, fazer ou atender ligações e acessar as últimas imagens do rolo da câmera.
Usar o celular diretamente pelo computador deve ser um recurso bastante pedido pelos usuários, já que a Apple também resolveu apostar nisso: com o macOS Sequoia e o iOS 18, será possível usar o Mac para ter acesso completo ao iPhone.
Com informações: Microsoft, Windows Central, Thurrott
Menu Iniciar do Windows 11 terá acesso rápido a funções do celular