O Threads completou um ano de lançamento e chegou à marca de 175 milhões de usuários ativos mensalmente. A plataforma de texto do Instagram chegou em um momento de muitas dúvidas sobre o X, ainda chamado Twitter naquela época, e vem ganhando recursos pouco a pouco.
O número foi anunciado por Mark Zuckerberg, CEO da Meta, em sua conta do Threads. Apesar de impressionante, é preciso analisá-lo com certa calma. Como nota o Verge, a Meta divulga o número de usuários ativos diariamente de Facebook, Instagram e WhatsApp, mas não do Threads. Isso sugere que o número de pessoas que acessam a rede com mais frequência não deve ser tão grande assim.
Publicado por @zuckVer no Threads
Segundo funcionários ouvidos pela reportagem do Verge, o crescimento ainda depende muito da integração com o Instagram, que exibe posts do Threads no feed. O site também apurou que a Meta vai tentar se concentrar em mercados onde há mais chance de concorrer com o X, como o Japão. Além disso, executivos consideram passar a exibir anúncios a partir do ano que vem.
Um ano de muito barulho, queda e crescimento
Lançado em julho de 2023 com presença de artistas e influenciadores, o Threads se tornou o app a chegar a 100 milhões de downloads em menos tempo: apenas cinco dias. Anteriormente, o recorde era do ChatGPT, que levou dois meses para atingir a marca.
As semanas seguintes, porém, trouxeram alguma desconfiança, com quedas no número diário de usuários ativos e no tempo de engajamento.
De lá para cá, o Threads vem apresentando um crescimento mais lento, mas também mais estável: eram 100 milhões de usuários ativos mensalmente em outubro de 2023 e 130 milhões em fevereiro de 2024.
Threads vem ganhando recursos aos poucos
A resposta da Meta às reviravoltas dos primeiros meses foi melhorar a plataforma.
O lançamento do Threads pareceu apressado, para marcar posição em um momento de crise do Twitter. Dias antes, Elon Musk limitou a visualização de tweets para combater robôs que estavam raspando dados da rede social. A medida praticamente inviabilizou o uso durante um dia inteiro.
Por isso, o Threads chegou sem vários recursos essenciais de rede social, como feed cronológico e mensagens diretas.
De lá para cá, ferramentas básicas foram adicionadas, como trending topics, hashtags e botão de editar. A Meta também está dando um jeitinho de separar um pouco melhor o Threads do Instagram, um ponto que afastava alguns usuários.
Alguns recursos avançados também apareceram, como o layout em colunas, similar ao X Pro (antigo TweetDeck), uma API para integrações e a conexão com outras redes sociais do fediverso.
E mesmo com as comparações com o X, a Meta já deixou claro que quer que o Threads seja outra coisa: Adam Mosseri, CEO do Instagram, disse que a plataforma não vai promover discussões políticas e notícias, duas coisas que existem de sobra na rede social de Elon Musk. A empresa também estaria incentivando criadores a fazer publicações “good vibes”.
Com informações: The Verge
Threads chega a 175 milhões de usuários no primeiro ano