Os Reels fazem muito sucesso no Instagram: basta rolar pelo feed ou abrir perfis de influenciadores para ver que o formato de vídeos curtos está em destaque por lá. O próprio chefe da rede social, Adam Mosseri, já comentou que o foco do app está nos vídeos curtos para conectar amigos e explorar interesses.

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Como forma de ajudar marcas e influenciadores, o painel de contas profissionais do Instagram possui uma tela de melhores práticas para melhorar o desempenho dos Reels e fazer os vídeos bombarem na rede. Os insights podem ajudar iniciantes e profissionais mais experientes que procuram aumentar o engajamento na plataforma.

12 dicas do Instagram para publicar Reels

Confira os conselhos propostos pela rede social:


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1. Priorize os três primeiros segundos

De acordo com o Instagram, os três primeiros segundos do vídeo são muito importantes para atrair a atenção dos espectadores. O foco é começar o Reels com uma chamada curiosa ou fato engraçado para conquistar a audiência.

2. Faça vídeos de 30 a 60 segundos

O ideal é que o vídeo tenha de 30 a 60 segundos de duração — segundo a rede social, isso garante o melhor engajamento possível e mostra o conteúdo para mais pessoas. Além disso, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, já comentou que os vídeos com 90 segundos atrapalham o desempenho da publicação.

Reels com até 60 segundos de duração podem ter desempenho melhor no Instagram (Imagem: Reprodução/Instagram)

3. Use áudios em alta

Priorize músicas e trends em alta na rede social, pois os áudios mais populares ajudam na distribuição do vídeo. Você pode procurar por playlists no Spotify que incluem as músicas mais famosas na rede social.

4. Crie Reels com frequência

A constância também é importante: o Instagram informa que os perfis com a maior taxa de crescimento de seguidores publicam pelo menos 10 Reels por mês, mas reforça que esse não é o único fator para fazer crescer a audiência.

5. Incentive várias formas de engajamento

É comum ver perfis que pedem para o espectador curtir, comentar e compartilhar os vídeos. Isso tem um motivo: o “engajamento profundo”, como é chamado, pode ampliar a audiência da publicação.

6. Crie vídeos identificáveis

As pessoas precisam se identificar com a situação ou o tema do vídeo publicado. Além disso, usar humor também é uma forma de conquistar o público.

7. Publique em alta resolução

Parece um conselho simples, mas é importante lembrar de sempre enviar vídeos em alta resolução na rede social. Inclusive, há uma configuração para sempre enviar arquivos na maior qualidade possível:

  1. Abra o app do Instagram;
  2. Toque no ícone de três barras;
  3. Selecione “Uso de dados e qualidade de mídia”;
  4. Ative a opção “Carregar em alta qualidade”.
    Faça o ajuste nas configurações para carregar todos os vídeos em alta qualidade (Imagem: Captura de tela/André Magalhães)/

8. Compartilhe em todos os lugares ao mesmo tempo

Na hora de divulgar um Reels em outras plataformas, publique todos os conteúdos ao mesmo tempo para melhorar a distribuição às pessoas. Além disso, compartilhe o post em outras frentes do Instagram, como Stories e canais de transmissão.

9. Responda aos comentários em até 7 dias

Não deixe os fãs no vazio: é importante responder e curtir os comentários em até 7 dias para reforçar o engajamento do post.

10. Use hashtags relevantes

As hashtags continuam importantes para distribuir o conteúdo a mais pessoas na rede social. Não existe um número mínimo ou máximo de tags, mas é importante preencher o texto com termos que são ligados ao assunto principal do vídeo. 

11. Não use marca d’água

O Instagram limita o alcance de vídeos que possuem marca d’água de outros apps, como TikTok e Kwai. Portanto, remova a marca ou publique o arquivo diretamente no app da Meta.

12. Não copie outros conteúdos

Repostar um vídeo já existente também tem impacto negativo no desempenho. A rede prioriza posts originais e com foco no engajamento autêntico, ou seja, que não tentam chamar a atenção da audiência com aspecto sensacionalista.

Você pode acompanhar a performance das publicações na tela de insights do Instagram.

Leia mais matérias no ItechNews .

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