Dona do ChatGPT, a OpenAI desenvolve uma solução de IA que pode representar um salto tecnológico em relação aos modelos atuais, de acordo com a Reuters. A agência de notícias revela que a IA tem o codinome “Strawberry” (morango) e é uma evolução da chamada Q* (pronuncia-se Q-Star), em desenvolvimento desde o ano passado pela companhia.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Inteligência artificial e aprendizado de máquina são a mesma coisa?

Segundo documentos internos da OpenAI obtidos pela Reuters, o projeto Strawberry visa não apenas responder a perguntas e aprimorar as capacidades de raciocínio avançado, mas também navegar autonomamente pela internet para realizar pesquisas profundas.

Super IA “Strawberry”

Um porta-voz da empresa contou à Reuters que a OpenAI está empenhada em demonstrar que seus modelos podem atingir um nível de raciocínio semelhante ao humano.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“A pesquisa contínua sobre novas capacidades de IA é uma prática comum na indústria, com a crença de que estes sistemas vão melhorar o raciocínio ao longo do tempo”, disse a fonte, que preferiu não ser identificada.

Anteriormente conhecido como Q*, o Strawberry já foi visto como um avanço significativo dentro da OpenAI. Fontes relataram que demonstrações do Q*, realizadas no começo deste ano, mostraram a capacidade da IA de responder a complexas questões de ciência e matemática — superando os modelos comerciais atuais.

O modelo Strawberry seria capaz de compreender problemas matemáticos e raciocinar com exatidão (Imagem: Pixabay/Geralt)
O modelo Strawberry seria capaz de compreender problemas matemáticos e raciocinar com exatidão (Imagem: Pixabay/Geralt)

Próximas metas

O projeto Strawberry ainda busca desenvolver modelos de inteligência artificial capazes de realizar tarefas de longo prazo (long-horizon tasks, ou LHT), que exigem planejamento antecipado e execução de uma série de ações ao longo do tempo.

Para alcançar esse objetivo, a OpenAI treina modelos utilizando um conjunto de dados específico para realizar “pesquisa profunda”. Esses modelos serão capazes de navegar autonomamente pela web com a ajuda de um agente computacional que toma decisões com base nas informações encontradas.

A OpenAI pretende testar essas capacidades em tarefas realizadas por engenheiros de software e machine learning.

Apesar do interesse em torno do projeto, a OpenAI ainda mantém muitos detalhes em segredo, incluindo a data de lançamento prevista para Strawberry. No entanto, a empresa tem sinalizado a desenvolvedores e parceiros externos que está prestes a revelar tecnologias com capacidades de raciocínio significativamente mais avançadas.

O avanço tecnológico supostamente alcançado pela OpenAI seria o primeiro passo para a construção do que se chama “inteligência artificial geral”, algo definido pela companhia como o conjunto de “sistemas autônomos que superam os humanos nas tarefas economicamente mais valiosas.”

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • X/Twitter volta a testar botão “não gostei” para respostas
  • Cubo mágico completa 50 anos e ganha comemoração no YouTube
  • Startup oferece IA para namoro no Japão
  • WhatsApp expande foto de perfil na tela de chamadas do iPhone
  • Roupa espacial transforma urina de astronautas em água potável
  • Google quer comprar startup de cibersegurança por US$ 23 bilhões, diz jornal