A Microsoft anunciou uma mudança nas atualizações do Windows 11 e do Windows Server 2025. Os updates serão implementados usando checkpoints. Com isso, os downloads vão ficar menores, trazendo apenas as modificações de uma versão para outra. Segundo a empresa, o novo sistema visa economizar largura de banda, espaço e, principalmente, tempo, tornando a experiência mais eficiente.
Como explica o site The Register, o processo não parece, à primeira vista, muito diferente do sistema usado desde o Windows 10, com os chamados downloads diferenciais, que baixam o que está falando no computador. Com os checkpoints, isso vai ficar mais frequente e granular, reduzindo o tamanho dos downloads.
Updates do Windows 11 ficarão menos redundantes
Atualmente, o Windows 11 recebe atualizações cumulativas todos os meses, na segunda terça-feira do mês. Entre uma versão e outra, a Microsoft pode liberar correções de problemas e pequenas mudanças. O problema é que a versão seguinte traz tudo isso de novo, desnecessariamente.
Com o novo esquema, uma atualização mensal poderá ser um checkpoint, que funciona como uma espécie de consolidação. Quando isso acontece, as atualizações seguintes deixam de incluir correções e consertos já instalados, vindo apenas com os diferenciais em relação ao último checkpoint.
“Isso permitirá que você receba recursos e melhorias de segurança na atualização cumulativa mais recente, que virá apenas as mudanças que ocorreram desde o último checkpoint”, explica a empresa. De acordo com o blog post sobre a novidade, o sistema poderá mesclar todos os checkpoints e, dessa forma, baixar apenas os conteúdos que não estão presentes.
O novo sistema de atualizações vai valer para o Windows 11 24H2 e versões posteriores. O 24H2 já está disponível nos Copilot+ PCs e deve chegar aos demais computadores em setembro ou outubro. Para computadores de uso pessoal, os updates por checkpoints serão distribuídos automaticamente. Para clientes corporativos, haverá a opção de continuar no esquema de atualizações atual.
Com informações: Bleeping Computer, The Register, Ghacks
Microsoft promete atualizações menores e mais rápidas para Windows 11