A Svolt, fabricante chinesa de baterias para carros elétricos, está trabalhando para em breve colocar no mercado novos modelos de células que prometem acabar, de uma vez por todas, com os dois principais temores de quem é usuário desse tipo de veículo: a demora na recarga e a baixa autonomia.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Startup britânica testa bateria para carro elétrico com carregamento a jato

A marca revelou que os novos tipos de células de baterias englobam desde uma maior velocidade de recarga, que pode ser reduzida para 5 minutos, até o número de ciclos por vida útil, expandindo a capacidade do sistema para rodar até 1 milhão de quilômetros.

As novas baterias seriam do tipo short blade (lâmina curta), similares às utilizadas pela BYD em seus carros. A tecnologia que se baseia em células de lítio ferro fosfato também passou a ser utilizada recentemente pela Geely e, aparentemente, se tornará tendência global.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A principal característica das baterias que prometem rodar até 1 milhão de quilômetros está na densidade energética, que é de 188 Wh/kg; por isso, permite recargas com potência de até 250 kW. A ideia da Svolt é colocar a novidade no mercado até dezembro de 2024.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por SVOLT Europe (@svolt_europe)

Carga a jato e novidade para plug-ins

Além do aumento do ciclo de vida, as demais baterias que vêm sendo desenvolvidas pela Svolt também prometem uma revolução na velocidade de recarga. Ao utilizar a química de níquel-manganês-cobalto, a short blade terá capacidade de suportar potência de até 600 kW e, assim, recuperar de 10 a 80% da carga em apenas 5 minutos.

A última novidade que vem sendo trabalhada pela Svolt é direcionada para carros híbridos plug-ins, os populares PHEVs. A empresa chinesa desenvolveu uma lâmina em formato alongado, também com níquel-manganês-cobalto, chamada 800 Volt 4C PHEV Dragon Armor.

Como o próprio nome indica, ela é ideal para ser usada por carros compatíveis com arquitetura de 800 volts, como o Kia Niro. Essa bateria daria aos híbridos plug-in a capacidade de rodar até 300 km em modo 100% elétrico, autonomia maior do que muitos BEVs oferecem atualmente.

 

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • George R. R. Martin revela que Os Ventos do Inverno ainda não está pronto
  • X e SpaceX vão sair da Califórnia devido à lei que protege crianças LGBTQ+
  • Nubank fora do ar? Clientes relatam dificuldades nesta quarta (17)
  • Microsoft demite equipe de diversidade e é criticada em e-mail interno
  • Wolverine usa suas habilidades na forma de um novo “poder extra”
  • Capitão América revela ponto fraco mortal na armadura original do Homem de Ferro