Um eclipse lunar vai acontecer dos dias 17 para 18 de setembro. No Brasil e em partes da África, Europa e outras regiões, o fenômeno vai ser visto como parcial, ou seja, somente uma pequena parte do disco lunar vai mergulhar na umbra, nome da sombra mais escura projetada pela Terra. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Eclipses 2024 | Veja quando tem eclipse solar e lunar neste ano

O eclipse vai ser visível de todo o Brasil. Se desconsiderarmos a fase penumbral, podemos dizer que o eclipse começa às 23h14 no horário de Brasília e acaba às 0h16. A ocultação máxima ocorre às 23h44, portanto, vale a pena ficar atento. 

Eclipses lunares acontecem quando a Terra fica entre a Lua e o Sol, projetando sua sombra na superfície lunar. No caso, o evento vai ser do tipo parcial, o que significa que a umbra vai cobrir só um pedacinho da Lua, sem se expandir por toda a sua superfície.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A parte coberta vai ser tão discreta que a maior parte fenômeno vai parecer do tipo penumbral. Isso significa que, conforme o eclipse ocorre, a Lua vai parecer levemente mais escura devido à penumbra, a parte mais clara da sombra projetada por nosso planeta. 

Mapa de onde vai ser possível observar o eclipse lunar parcial em setembro (Imagem: timeanddate.com)

Depois, um pequeno pedaço da borda do disco lunar vai escurecer, como se tivesse sido mordido. Nesta etapa, é a umbra que entrou em ação. O eclipse vai durar mais de quatro horas no total, mas a ocultação pela umbra vai permanecer visível por apenas 64 minutos. 

Para observar o evento, é simples: basta procurar a Lua no céu. Não é necessário usar binóculos, telescópios nem nenhum instrumento do tipo — mas, se você tiver algum deles em mãos, vale usá-los para conferir os detalhes do nosso satélite natural. 

O que é eclipse lunar? 

Para um eclipse lunar acontecer, a Lua deve estar na fase cheia. Quando a Terra fica entre ela e o Sol, a sombra do nosso planeta cobre a superfície lunar, escurecendo-a e, às vezes, deixando-a avermelhada por algumas horas. 

 

Existem três tipos de eclipse lunar. O mais esperado é, certamente, o do tipo total: neste evento, a Lua mergulha totalmente na umbra, a parte interna da sombra da Terra. Enquanto isso, parte da luz solar atravessa a atmosfera terrestre, e os comprimentos de onda mais curtos (azul e violeta) são mais dispersos que os mais longos (vermelho e laranja). 

Na prática, isso faz com que a Lua pareça vermelha durante o fenômeno — daí o apelido “Lua de Sangue”. Se houver nuvens ou partículas de poeira na atmosfera, o disco lunar vai parecer ser ainda mais avermelhado. 

Os eclipses lunares também podem ser do tipo parcial, que ocorre quando a Lua passa por parte da umbra. Por fim, existe ainda o tipo penumbral, aquele em que a Lua atravessa a penumbra da Terra. Este causa um escurecimento no disco lunar tão leve que, muitas vezes, passa despercebido.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Vídeo mostra tribo isolada se aproximando de áreas de extrativismo na Amazônia
  • Tenacious D: Turnê de Jack Black é cancelada após piada infeliz do guitarrista
  • Cientistas descobrem microcontinente entre o Canadá e a Groenlândia
  • DC anuncia seu próprio “Universo Ultimate” com Absolute Universe
  • Instagram prepara botão para dar “Super Like” no Stories
  • George R. R. Martin revela que Os Ventos do Inverno ainda não está pronto