O Google atualizou sua política de combate a spam na Play Store e vai passar a remover apps para Android que demonstrem “funcionalidades e conteúdo limitados”. De acordo com o texto, a nova política entrará em vigor em 31 de agosto de 2024.
A empresa dá alguns exemplos do que não será mais tolerado: aplicativos que contenham apenas texto ou apenas um papel de parede, projetados para não realizar nenhuma tarefa, que não possam ser instalados ou carregados adequadamente ou que travem constantemente.
Segundo a companhia, os aplicativos devem oferecer uma experiência “estável, responsiva e atraente”, e as novas regras visam “garantir que os apps atendam aos elevados padrões do catálogo da Play Store e conquistem usuários por meio de funcionalidades de qualidade”.
O Google já conta com uma política de spam e funcionalidades mínimas, mas as novas regras são mais restritas que as atuais. Como observa o site Android Authority, a responsável pela Play Store afirma ter bloqueado cerca de 2,28 milhões de aplicativos em 2023, além de ter rejeitado quase 200 mil envios.
Google Play vem exigindo mais qualidade
As novas diretrizes do Google estão alinhadas com medidas que a empresa vem tomando nos últimos anos. Em 2022, a empresa definiu índices máximos de travamentos para recomendar apps na Play Store
Além de smartphones, outras plataformas estão ganhando uma atenção especial da companhia. Desde 2021, o Google definiu regras para apps do Wear OS, plataforma voltada a smartwatches. As melhores práticas recomendam funcionamento completamente independente, além de testes de pareamento dos relógios tanto com Android quanto iOS.
A loja também está tentando melhorar os padrões de qualidade dos aplicativos para tablets Android. Apps que se adaptam a telas grandes passaram a ser destacados, enquanto os que não se adequam ao formato aparecem na loja com um aviso em vermelho, alertando para o risco de não funcionar corretamente no aparelho.
Com informações: Android Authority, The Verge
Google Play vai remover apps para Android de baixa qualidade