Colocar lado a lado, em um comparativo, um carro da Porsche, marca alemã com quase um século de história, e um da BYD, montadora chinesa que ainda busca conquistar a confiança de um público mais exigente, pode soar como heresia, mas, na verdade, é apenas sinal dos tempos.

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Afinal, embora haja diferenças claras entre o Porsche Taycan 4S e o BYD Seal, ambos carregam inegáveis semelhanças, tanto no design quanto em especificações técnicas, que pontuaremos durante esse comparativo.

Os coupés esportivos elétricos foram analisados sob 5 aspectos: design/acabamento, desempenho/dirigibilidade, eficiência energética, pacote de equipamentos e preço/custo-benefício. O vencedor de cada quesito soma 3 pontos, o perdedor leva 2 e, no caso de empate, será adicionado 1 ponto a cada carro. Vamos ver quem levou a melhor?


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5. Design, Acabamento e Tecnologia

O primeiro quesito é dividido em três (design, acabamento e tecnologia), e um deles é um dos que mais justificam a existência de um comparativo. Afinal, basta olhar para o design do BYD Seal para ver que a montadora chinesa buscou inspiração no visual do Taycan.

Apesar de ambos terem no design um ponto forte, Taycan leva a melhor no acabamento e nas tecnologias (Imagens: Ivo Meneghel Jr. e Paulo Amaral/)

Ambos se caracterizam pelo caimento coupé do teto, que na Porsche é chamado de “flyline”, pelas laterais esculpidas e pelo conjunto óptico que, embora seja diferente em cada um dos carros, chama a atenção logo à primeira vista. O Taycan, porém, desempata o duelo nos quesitos acabamento e tecnologia, pois usa materiais de melhor qualidade e tem os recursos do Sistema ADAS muito bem calibrados, ao contrário do Seal:: 3 a 2.

4. Potência e torque

Os mais conservadores vão ficar bravos, mas o segundo quesito do duelo entre Porsche Taycan 4S e BYD Seal vai terminar com 1 ponto para cada lado. Afinal de contas, tanto o elétrico alemão quanto o chinês entregam exatamente a mesma potência nas mãos do condutor: 531 cv.

Taycan 4S tem mais torque que o Seal, mas é mais lento no 0 a 100 km/h (Imagem: Ivo Meneghel Jr./)

A diferença, nesse caso, fica por conta do torque. O Taycan 4S entrega 65,3 kgf/m quando o pé é cravado no acelerador, e chega aos 100 km/h em 4,1 segundos. O Seal, por sua vez, tem 60,2 kgf/m, mas, segundo a marca, chega de 0 a 100 km/h mais rápido, em 3,8 segundos. Vamos combinar que o empate é justo, não?

3. Desempenho e Dirigibilidade

O terceiro ponto analisado no comparativo entre o Porsche Taycan 4S e o BYD Seal é subdividido em desempenho e dirigibilidade, mas nem precisava, pois, nesse caso, o carro da marca alemã ainda está bem à frente do rival chinês.

Dirigibilidade do Taycan 4S é mais refinada que a do BYD Seal (Imagem: Ivo Meneghel Jr./)

Embora a potência declarada seja a mesma, e tanto o torque quanto o 0 a 100 km/h também se equivalham, o Taycan 4S tem uma tocada mais refinada que a do Seal, independentemente da situação, como todo bom carro premium alemão. O modelo chinês, por sua vez, embora bastante prazeroso, ainda carece de ajustes, principalmente no que diz respeito à suspensão. Por isso, 3 pontos para o Taycan e 2 para o Seal.

2. Eficiência energética

O penúltimo quesito no comparativo para ver qual coupé esportivo elétrico é melhor será baseado puramente nos números informados pelas marcas por uma questão de justiça, assim como foi feito no round a respeito da potência e torque, ok? Afinal, para detectar a eficiência energética durante o uso, seria preciso ter experiências exatamente iguais em ambos, o que não foi o caso.

BYD Seal rodou mais do que os números oficiais do Inmetro sem precisar recarregar (Imagem: Paulo Amaral/)

Em números puros, temos o Taycan 4S com baterias de 79,2 kWh, que dão ao coupé elétrico autonomia para rodar até 463 quilômetros por carga, segundo informações da marca. A aferição, porém, é no ciclo WLTP, bem menos rigoroso que o Inmetro, que aponta 241 km. No caso do Seal, os números, já sob as regras do órgão brasileiro, indicam 372 km, graças às baterias de 82,5 kWh. Vitória do chinês, que soma 3 pontos ante 2 do alemão.

1. Preço e Custo-benefício

O último ponto do duelo entre o Porsche Taycan 4S e o BYD Seal para saber qual o melhor elétrico coupé é justamente o que pode gerar mais polêmica, pois trata do preço e do custo-benefício de cada um deles.

BYD Seal tem bom custo-benefício, assim como o Taycan, pois ambos oferecem o que cada público deseja (Imagem: Paulo Amaral/)

O Porsche Taycan 4S custa mais do que o dobro do preço do BYD Seal, e sai por R$ 709 mil em sua versão mais básica, contra R$ 299,8 mil do coupé chinês. O que cada um oferece em termos de qualidade dos materiais de acabamento e tecnologias, porém, é diferente, o que influencia na avaliação do custo-benefício. Quer mais? Paga mais. Com esse pensamento, decretamos empate por aqui, ok?

Qual é o melhor: Porsche Taycan 4S ou BYD Seal?

Apesar de custar mais do que o dobro do preço do rival, o coupé da Porsche é superior em desempenho, acabamento e tecnologia. O Seal, embora tenha se mostrado um excelente carro elétrico, ainda carece de ajustes, principalmente no que diz respeito aos sistemas ADAS.

Porsche Taycan 4S levou a melhor sobre o “bravo” BYD Seal em nosso comparativo (Imagem: Ivo Meneghel Jr./)

Por conta disso, depois de 5 rounds bastante disputados, quem levou a melhor na disputa entre Porsche Taycan e BYD Seal para ver qual o melhor coupé elétrico foi… o Taycan 4S, com 10 pontos contra 9 do BYD Seal.

E aí: concorda com o resultado ou achou o placar injusto? Comente conosco em nossas redes sociais.

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