Com a correria do dia a dia, muita gente não consegue fazer exercícios físicos com a frequência que gostaria. Se este é o seu caso, os pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) têm uma boa notícia: atividade física só no fim de semana também faz bem e traz benefícios para a saúde.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Estudo indica tempo diário mínimo de atividade física para manter a saúde

Publicado na revista JAMA Internal Medicine, o estudo comparou o risco de mortalidade a longo prazo entre quem faz exercício praticamente todo dia e quem se exercita em “apenas” dois dias da semana. Isso inclui as atividades físicas feitas exclusivamente aos sábados e aos domingos.

Segundo os autores da pesquisa, quem se exercita no fim de semana tem benefícios parecidos quando se analisa a redução no risco de mortalidade. Entretanto, isso só vale para quem pratica o mínimo de atividade física semanal recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ou seja, 150 minutos semanais de atividade em intensidade moderada.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Atividade física só no fim de semana?

No estudo da Unifesp, feito em parceria com outros centros de pesquisa do mundo, ocorreu a análise de dados de saúde de aproximadamente 400 mil norte-americanos, com 18 anos ou mais, acompanhados por cerca de 15 anos. Os pesquisadores dividiram os participantes em três categorias, de acordo com a frequência de atividade física realizada na semana:

  • Primeiro grupo: as pessoas ativas (que seguem a recomendação da OMS), com o costume de se exercitar cinco ou mais vezes por semana;
  • Segundo grupo: as pessoas ativas, com o hábito se movimentar um ou dois dias por semana, o que pode incluir o fim de semana;
  • Terceiro grupo: as pessoas inativas (que praticam menos exercício que o recomendado pela OMS).

Pensando em que segue a cartilha da OMS e é ativo, não houve diferença significativa em relação à taxa de mortalidade cardiovascular ou por qualquer outra causa.  

“Adultos que realizam 150 minutos ou mais de atividade física moderada (ou 75 minutos de atividade vigorosa), por semana, podem experimentar benefícios de saúde semelhantes, independentemente se as sessões forem distribuídas ao longo da semana ou concentradas em um fim de semana”, afirmam os autores, no artigo.

Estudo revela que exercício físico de fim de semana pode melhorar a saúde (Imagem: ijeab/Freepik)

Benefícios do exercício físico

A descoberta apenas reafirma achados de outros estudos na área da saúde. Pesquisadores do Massachusetts General Hospital, nos EUA, chegaram a uma conclusão parecida sobre os benefícios da atividade física, mesmo que concentrada durante o fim de semana. 

Além disso, a ciência já sabe que quem se exercita tem menor probabilidade de ser diagnosticado com doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Então, vale mesmo se exercitar, sem culpa, independentemente de quantos dias livres na semana se tem.

Para quem pretende começar a fazer atividade física e quer monitorar os resultados, os smartwatches podem ser uma boa opção. Confira a seleção do

 

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Especialistas questionam estudo da NASA sobre Brasil ser inabitável em 50 anos
  • O que é oxigênio escuro, encontrado no fundo do mar
  • SpaceX revela causa da falha no foguete Falcon 9 e anuncia próximo lançamento
  • Ancestrais dos primeiros mamíferos tinham vida longa e eram parecidos com ratos
  • Novo Batman do Absolute Universe da DC vem da classe trabalhadora
  • Netflix em agosto tem Umbrella Academy, Emily em Paris e mais novidades