A gripe aviária tem sido sinônimo de alerta em diversos lugares no mundo, e agora um estudo publicado na revista científica Nature revela que a doença pode ser transmitida entre mamíferos. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Vírus da gripe aviária está mudando; devemos nos preocupar?

Conforme mostra a análise, a disseminação da gripe H5N1 de aves para vacas em vários estados dos EUA levou à transmissão entre vacas, de vacas para gatos e até mesmo para um guaxinim.

“Esta é uma das primeiras vezes que vemos evidências de transmissão eficiente e sustentada de mamífero para mamífero da gripe aviária H5N1 altamente patogênica”, afirma o pesquisador Diego Diel, em comunicado divulgado pela Cornell University.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Transmissibilidade em mamíferos

Os pesquisadores revelam que, mesmo sequenciando completamente o genoma do vírus, não foi possível identificar nenhuma mutação no vírus que levaria ao aumento da transmissibilidade do H5N1 em humanos.

Gripe aviária pode ser transmitida de vaca para guaxinim (Imagem: Joshua J. Cotten/Unsplash)

Ainda assim, os dados mostrem claramente a transmissão de mamífero para mamífero, e a própria equipe define a informação como “preocupante”, pois o vírus pode se adaptar em mamíferos.

Embora o vírus tenha a capacidade de infectar e replicar em pessoas, a eficiência dessas infecções é baixa.

“A preocupação é que mutações potenciais possam surgir, o que pode levar à adaptação em mamíferos e potencial transmissão eficiente em humanos no futuro”, complementa Diel.

O estudo destaca uma alta capacidade de infectar células da glândula mamária e altas cargas virais infecciosas eliminadas no leite de animais afetados, o que reforça o ocorrido de quando as partículas de vírus da gripe aviária foram achadas no leite nos EUA.

Casos de gripe aviária em humanos

Nos EUA, desde 2022, essas infecções por H5N1 resultaram na morte de mais de 100 milhões de aves domésticas e milhares de aves selvagens.

Conforme comenta o estudo, 11 casos humanos foram relatados nos EUA desde abril de 2022, com sintomas leves: quatro foram vinculados a fazendas de gado e sete foram vinculados a granjas avícolas.

Agora, a dica dos pesquisadores é  continuar monitorando o vírus em animais afetados e também em quaisquer humanos potencialmente infectados. Por enquanto, não há registros de infecção de pessoas por gripe aviária no Brasil. 

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • 1º coração artificial feito de titânio é implantado em paciente humano
  • Como surgiu o Doutor Destino e quais são seus poderes?
  • Pico da chuva de meteoros Delta Aquáridas começa nesta segunda (29)
  • MEI tem até quarta (31) para cadastrar dados no DET; saiba como
  • Blade revela por que traiu os Vingadores na saga Blood Hunt
  • Pesquisa revela os 10 cursos tech mais buscados por empresas em 2024