Um dos telefones mais básicos dos últimos anos está pronto para desembarcar no Brasil. Apelidado de Celular Mais Chato do Mundo, o Boring Phone passou pelo processo de homologação da Anatel no último dia 22 de julho, de acordo com documentos visualizados com exclusividade pelo Tecnoblog. Isso significa que ele cumpre os requisitos para ser oferecido no mercado doméstico.
O aparelho faz parte de uma campanha de marketing de uma cervejaria holandesa, iniciada em abril deste ano. A ideia é estimular que as pessoas evitem o smartphone quando estiverem no bar. Ele é fabricado pela HMD Global, que produzia celulares com a marca Nokia sob licença e foi homologado a pedido da New Paths Representação Comercial, que atua como uma espécie de “despachante” para certificações na agência.
O aparelho segue um visual retrô com direito à carcaça de plástico transparente (que marcou os anos 1990). Sua câmera registra fotos de mísero 0,3 megapixel (com flash LED). As funções do Boring Phone incluem chamadas, envio de SMS, alarme, calendário e rádio FM. Nada de WhatsApp, portanto. Ah, ele também tem Snake e lanterna – basicamente, uma versão ainda mais simples do Nokia 2660 Flip.
Apesar das pouquíssimas funções, o Boring Phone tem 4G e permite a realização de chamadas via VoLTE, além de também possuir conectividade Bluetooth e dois slots para SIM cards.
Ainda não se sabe a estratégia por trás do Celular Mais Chato do Mundo no Brasil. Em outros países, ele foi utilizado para fins de marketing, sem ser comercializado. O Tecnoblog entrou em contato, mas não obteve resposta da Heineken.
Está em busca de um telefone muito simples? Existem opções similares no mercado brasileiro, como o já mencionado Nokia 2660 Flip e o Nokia 105 4G, que é ainda mais básico. A Multi e a Positivo também têm produtos assim.
Celular Mais Chato do Mundo está pronto para mercado brasileiro