Com a liberação do macOS 14.6 Sonoma nesta segunda-feira (29), a Apple finalmente trouxe aos MacBook Pro com chip M3 a possibilidade de utilizar dois monitores externos ao mesmo tempo. A função havia estreado com o MacBook Air M3 em março deste ano, e estava prevista para chegar aos notebooks mais caros da Maçã em um update futuro. A única má notícia é que, assim como no dispositivo mais acessível, há algumas limitações na funcionalidade.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Modem 5G da Apple pode estrear em 2025 com iPhone SE 4 e iPhone 17 Slim

Apesar de ser considerada uma das melhores opções de laptops para uso profissional, chamando atenção pela ampla variedade de conexões e o processamento potente e eficiente, o MacBook Pro com chip M3 padrão possuía uma limitação curiosa: apenas um monitor externo podia ser usado, devido à forma como o motor de display (a área responsável pelas telas) do processador funciona.

Isso é um problema quando consideramos que o público profissional ao qual o dispositivo da Maçã pretende atender costuma utilizar uma grande quantia de telas externas. A situação foi resolvida em partes com a estreia do MacBook Air M3 em março, com a chegada da possibilidade de conectar dois monitores ao computador. Na época, a companhia prometeu que traria a funcionalidade às máquinas mais caras em uma atualização futura.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A aguardada atualização foi finalmente disponibilizada nesta semana, com o lançamento do macOS 14.6 Sonoma. Ainda que seja um update focado em corrigir bugs, a nova versão do sistema trouxe entre as novidades a possibilidade de usar uma dupla de telas externas no MacBook Pro M3. Há, porém, a mesma limitação vista no MacBook Air: é preciso estar com a tampa abaixada para conectar até dois monitores 5K a 60 Hz. Do contrário, apenas um display 6K é suportado.

Com a chegada do macOS 14.6 Sonoma, o MacBook Pro com chip M3 agora pode se conectar a dois monitores externos, desde que a tampa esteja abaixada (Imagem: Divulgação/Apple)

O cenário não é ideal, mas ao menos já fornece mais flexibilidade. Dito isso, usuários dos modelos com chips M1 e M2 não serão beneficiados, sendo preciso comprar um novo dispositivo mais recente caso o uso de múltiplas telas seja importante.

Também vale ressaltar que os MacBook Pro com os chips M3 Pro e M3 Max não possuem essas restrições — as variantes mais caras da máquina comportam até três monitores externos, sem a necessidade de baixar a tampa. A nova versão do macOS já está disponível para download, bastando acessar as configurações e clicar em “Atualização de Software”. O update deve começar a ser baixado e instalado automaticamente.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • 1º coração artificial feito de titânio é implantado em paciente humano
  • Como surgiu o Doutor Destino e quais são seus poderes?
  • Blade revela por que traiu os Vingadores na saga Blood Hunt
  • Plano Brasileiro de IA visa supercomputador e modelos adaptados ao país
  • Claro e DIO oferecem 10 mil vagas gratuitas para curso de Java
  • Olimpíadas 2024 | Chuva piora condições do rio Sena e pode impedir triatlo