A Apple removeu de seus canais um vídeo da série Underdogs: OOO (Out of Office), ao mesmo tempo em que pediu desculpas aos tailandeses. Com fins comerciais, a produção foi criticada por retratar a Tailândia de modo estereotipado. É a segunda vez que a Apple se desculpa por um comercial neste ano.
O vídeo em questão tem cerca de 10 minutos e foi publicado em meados de julho. Ele mostra personagens percorrendo a Tailândia em busca de um local para uma fábrica de embalagens. O objetivo do episódio é mostrar vários produtos da Apple sendo empregados nessa jornada.
Mas não demorou para o vídeo ser criticado por espectadores tailandeses. Isso porque, no entendimento deles, a Apple utilizou artifícios para fazer a Tailândia ser retratada como um país subdesenvolvido e tecnologicamente atrasado.
Um dos tais artifícios seria o uso de um filtro sépia no vídeo. Outros seriam representações deturpadas de aeroporto, trânsito, hotéis e vestimentas do país, tudo para supostamente transmitir uma imagem da Tailândia como um país inferior.
O vídeo a seguir mostra cenas do episódio:
Críticas até de políticos tailandeses
A repercussão sobre o assunto chegou à câmara dos deputados da Tailândia. Sattra Sripan, representante do comitê de turismo do órgão, pediu boicote à Apple:
O povo tailandês está profundamente descontente com o comercial. (…) Eu encorajo o povo tailandês a parar de usar os produtos da Apple e mudar para outras marcas.
Sattra Sripan, representante do comitê de turismo
Já o primeiro-ministro da Tailândia, Srettha Thavisin, preferiu uma postura conciliadora. Ele pediu para que os tailandeses olhassem para o “lado positivo” do vídeo, que seria os investimentos feitos pela Apple no país.
De todo modo, a Apple tirou o vídeo de seus canais e pediu desculpas ao povo tailandês. “Nossa intenção era celebrar a cultura e o otimismo do país, e nós pedimos desculpas por não capturar totalmente o vigor da Tailândia hoje”, informou a companhia em comunicado.
O polêmico comercial “Crush”
É a segunda vez, em 2024, que a Apple se desculpa por um comercial. O primeiro caso aconteceu em maio, quando a Apple criou o vídeo “Crush” para promover o novo iPad Pro.
O comercial mostra aparelhos eletrônicos, instrumentos musicais e outros itens sendo esmagados para, no final, o novo iPad Pro aparecer no lugar de todos eles.
Aparentemente, a intenção da Apple era mostrar que o tablet concentra as funções de todos aqueles objetos. Mas muita gente entendeu que o vídeo transmite a ideia de que a tecnologia está substituindo habilidades humanas de maneira desproporcional.
A Apple se desculpou por esse comercial, mas não o removeu, ao contrário do que aconteceu com o vídeo da série Underdogs.
Com informações: Engadget, The Bangkok Post
Apple volta a se desculpar por comercial, agora por “depreciar” Tailândia