O Google anunciou uma série de medidas para combater a desinformação e educar eleitores durante as eleições municipais de 2024. Entre as novidades, a empresa reforçou uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para destacar respostas oficiais sobre como e onde votar na busca e no YouTube.

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  • Deepfake, fake news e mais: como a IA pode arruinar as eleições

Os anúncios envolvem diferentes produtos da companhia, incluindo busca, YouTube, Play Store e serviços de IA, e têm o objetivo de facilitar o acesso a informações de qualidade para as eleições nos mais de 5 mil municípios brasileiros. O esteve presente em evento organizado pela Big Tech em São Paulo (SP) e traz as principais novidades.

Acesso rápido na busca e no YouTube 

A busca do Google e a página principal eo YouTube vão destacar informações sobre onde votar, como votar e como acompanhar os resultados dos pleitos, marcados para 6 de outubro (1° turno) e 27 de outubro (2° turno, caso necessário). 


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Ao pesquisar por um local de votação, por exemplo, o Google destaca os links do TSE com informações oficiais no topo da tela. O painel já foi usado em eleições anteriores no Brasil e em 2024 também ofereceu informações sobre como tirar e atualizar o título de eleitor. A pesquisa também inclui informações sobre debates e um painel com os resultados em tempo real.

Vale ressaltar que a empresa e o TSE fazem uma parceria desde 2024 para reforçar materiais oficiais sobre o conteúdo eleitoral.

Google destaca informações oficiais do TSE na busca (Imagem: Reprodução/Google)

Restrição dos anúncios políticos 

Seguindo o mesmo padrão aplicado em outros países que também passam por eleições em 2024, o Google informou que vai proibir anúncios políticos de teor eleitoral no Brasil. A medida afeta todas as propagandas inclusas no Google Ads, veiculados em plataformas como a pesquisa e o YouTube.

Indicação de apps governamentais na Play Store

Loja oficial de apps do Android, a Play Store também foi reforçada para as eleições municipais. Neste ano, a empresa já lançou um novo selo para verificar aplicativos governamentais, o que facilita o acesso a plataformas oficiais de nível federal, estadual ou municipal.

Além disso, a empresa prepara uma coleção de apps cívicos para destacar produtos que podem ser úteis durante as eleições, como o e-Titulo e plataformas oficiais do TSE. A lista de apps deve ser publicada na loja nas próximas semanas.

O presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, discursa durante evento sobre as medidas da empresa para as Eleições de 2024 (Imagem: Luís França/Google)

Restrição ao uso de IA

A inteligência artificial generativa é um fator preocupante com relação às fake news nas eleições e a Gigante de Mountain View adotou várias medidas para incentivar o uso responsável destas ferramentas. Muitos dos recursos já existem nas plataformas do Google, mas a empresa reforçou alguns mecanismos de segurança durante o processo democrático.

O chatbot do Gemini, por exemplo, seguirá com restrições sobre candidatos políticos nos prompts — ao perguntar por um candidato específico, a IA recomenda que a pessoa use a pesquisa da plataforma para obter informações concretas. Além disso, o serviço manteve os atalhos para consultar a fonte original de cada resposta da plataforma.

A empresa, que reforça o foco na responsabilidade e no desenvolvimento de IA para as eleições deste ano, criou uma espécie de marca d’água digital, chamada SynthID, usada para identificar arquivos de áudio, vídeo ou imagem gerados por IA. A marcação é imperceptível para humanos, mas pode ser detectada por máquinas.

No YouTube, a empresa destaca o selo que precisa ser usado por criadores de conteúdo para informar se um vídeo foi gerado ou adulterado por IA, obrigatório em temas sensíveis, como eleições. Há, também, um canal específico para denunciar deepfakes que usam a sua imagem ou voz.

 

Combate à desinformação

O Google ressaltou o compromisso para limitar a desinformação e as fake news dentro de seus próprios produtos. No caso da pesquisa por imagens, por exemplo, há o recurso “Sobre esta imagem”, que apresenta uma tela com outros casos em que aquela foto foi usada.

A empresa também promove treinamentos para capacitar redações e instituições de educação midiática em todo o país, com mais de 5 mil profissionais treinados em 2024.

Página especial do Google Trends

O Trends, que analisa os volumes de busca na plataforma, ganhou uma página especial sobre as eleições municipais: o site traz o movimento de pesquisas sobre os candidatos a prefeitos nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo, além de temas em alta consultados pelos eleitores. 

Painel do Google Trends mostra a distribuição de buscas entre candidatus às prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro (Imagem: Reprodução/Google)

A seção ainda agrupa várias pesquisas recorrentes sobre os pleitos em todo o país, como “Quanto ganha um prefeito?” e “O que é voto em trânsito?”.

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