Ilustração retrata uma mensagem de texto que diz "Alerta Emergência - Defesa Civil: Risco de inundação ao longo da Rua Coronel Veiga”, entre outras falas. Abaixo há um botão de "OK".
Alerta sonoro da Defesa Civil irá disparar mesmo quando celular estiver no silencioso (Ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Após atrasos, o governo brasileiro anunciou finalmente os testes da tecnologia cell broadcast, que envia alertas de situações extremas para celulares de determinadas regiões. O sistema, batizado de Defesa Civil Alerta, funcionará em caráter experimental em onze cidades antes de ser expandido para todo o Brasil.

Uma das vantagens do cell broadcast é que as mensagens de emergência são enviadas em massa para todos os celulares de uma determinada região, sem necessidade de cadastro prévio. O smartphone passa a tocar uma sirene, mesmo que esteja no modo silencioso ou não perturbe. A notificação visual sobrepõe qualquer aplicativo em execução.

O sistema foi desenvolvido em conjunto com a Anatel, Ministério das Comunicações e o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, além das operadoras Claro, TIM, Vivo e Algar. Após a fase de testes, outras operadoras poderão aderir à iniciativa.

Os alertas serão exibidos em smartphones compatíveis com a tecnologia cell broadcast que estejam com sinal 4G ou 5G. As mensagens são enviadas por localização — ou seja, apenas celulares conectados às antenas nas áreas determinadas pela Defesa Civil receberão as notificações.

A tecnologia utilizada pela Defesa Civil Alerta se baseia em sistemas utilizados em países como Estados Unidos e Japão, que utilizam os alertas para informar sobre terremotos, tempestades, condições climáticas extremas e crianças sequestradas. É um recurso que fez falta nas enchentes do Rio Grande do Sul, por exemplo.

Imagem aérea de cidade sob forte alagamento
Cell broadcast pode alertar sobre alagamentos, deslizamentos de terra e outras catástrofes (Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República)

Com o cell broadcast, as autoridades conseguem alertar a população com maior eficácia em casos de desastres, uma vez que não é necessário se registrar para receber as notificações. Atualmente, os brasileiros têm à disposição um sistema da Defesa Civil via SMS, mas é necessário se cadastrar enviando o CEP para o número 40199.

As cidades com os testes do Defesa Civil Alerta

Os testes do Defesa Civil Alerta contemplam onze cidades brasileiras, e a tecnologia cell broadcast será colocada a prova durante 30 dias a partir do próximo sábado (10).

Nessa fase de testes, os celulares que estiverem conectados nas cidades contempladas poderão receber uma mensagem para demonstrar como o sistema funciona. Vale lembrar: os smartphones irão tocar uma sirene mesmo que estejam no modo silencioso ou não perturbe.

Após os testes, as equipes da Anatel e da Defesa Civil irão avaliar os resultados em aproximadamente 30 dias. Em seguida, o governo federal deverá elaborar um plano para expandir o cell broadcast para todos os municípios brasileiros.

Confira abaixo os municípios que participarão da fase experimental:

UF Município
ES Cachoeiro do Itapemirim
MG Indianópolis
PR Morretes
União da Vitória
RJ Angra dos Reis
Petrópolis
RS Muçum
Roca Sales
SC Blumenau
Gaspar
SP São Sebastião

Com informações: Teletime, Telesíntese

Defesa Civil testa cell broadcast para enviar alertas de desastres no Brasil