Para cancelar um pagamento feito no WhatsApp é preciso abrir o card da operação e usar o recurso de cancelamento. O processo só é válido caso o destinatário ainda não tenha aceitado o pagamento ou configurado um cartão elegível para o Meta Pay.
O passo a passo para o cancelamento de pagamento só pode ser feito pelo aplicativo móvel do WhatsApp para celular (Android ou iPhone), que é a única versão com suporte para o WhatsApp Pay (ou Meta Pay).
A seguir, confira como cancelar um pagamento feito via WhatsApp que ainda não foi aceito pelo destinatário.
Índice
- 1. Abra o chat do WhatsApp em que você fez o pagamento
- 2. Vá na opção “Cancelar pagamento” do WhatsApp
- 3. Confirme o cancelamento do pagamento via WhatsApp
- Por que não consigo cancelar um pagamento no WhatsApp?
- O que fazer se o botão de cancelamento não estiver disponível no WhatsApp?
- O que acontece ao cancelar um pagamento no WhatsApp?
- O destinatário é notificado quando um pagamento é cancelado no WhatsApp?
- É preciso pagar taxa para cancelar um pagamento no WhatsApp?
1. Abra o chat do WhatsApp em que você fez o pagamento
Inicie o app móvel do WhatsApp em seu Android ou iPhone, visto que o processo é basicamente o mesmo. Em seguida, abra a conversa em que você fez o pagamento via WhatsApp Pay.
2. Vá na opção “Cancelar pagamento” do WhatsApp
Toque na opção “Revisar e cancelar” no card do pagamento exibido no chat com o destinatário. Depois, vá em “Cancelar pagamento” na tela de dados da operação.
3. Confirme o cancelamento do pagamento via WhatsApp
Toque em “Cancelar pagamento” no pop-up aberto para cancelar o pagamento no WhatsApp. Um cancelamento bem-sucedido mostrará o valor da operação riscado.
Por que não consigo cancelar um pagamento no WhatsApp?
A opção para cancelamento do pagamento via WhatsApp só estará disponível se o destinatário ainda não tiver cadastrado um cartão para operações Meta Pay, e nem aceitado o recebimento. Nesse caso, o pagador pode cancelar o envio até que a outra pessoa configure um meio para receber o dinheiro.
Contudo, fazer um pagamento pelo WhatsApp para uma pessoa que já tenha um cartão cadastrado fará com que a operação aconteça de maneira instantânea, sem opção para cancelamento. E nessas situações será preciso contestar a operação.
O que fazer se o botão de cancelamento não estiver disponível no WhatsApp?
Existem algumas ações para contestar o pagamento ou tentar o estorno do dinheiro:
- Contestar o pagamento: é possível entrar em “Ajuda” nos dados de um pagamento feito via WhatsApp e explicar a situação para o suporte da Meta Pay na tentativa de contestar a operação;
- Contatar o destinatário: o pagador pode contatar diretamente a pessoa que recebeu o dinheiro e solicitar o estorno;
- Contatar o banco: vale entrar em contato direto com a instituição bancária usada para o pagamento, já que o WhatsApp funciona apenas como um intermediário da transação.
O que acontece ao cancelar um pagamento no WhatsApp?
Cancelar um pagamento feito via WhatsApp vai interromper instantaneamente a transação. O destinatário então será notificado sobre o cancelamento e o card de pagamento na conversa será marcado como “Cancelado”.
O prazo para receber o estorno do pagamento cancelado pode variar, já que o processo dependerá da instituição bancária usada na operação.
O destinatário é notificado quando um pagamento é cancelado no WhatsApp?
Sim. O destinatário recebe uma notificação pop-up assim que o pagamento via WhatsApp é cancelado. Na conversa, o card do pagamento também é exibido como “Cancelado”.
É preciso pagar taxa para cancelar um pagamento no WhatsApp?
Não, não há cobranças extras para cancelar um pagamento feito via WhatsApp. Mas é preciso lembrar que a opção de cancelamento só estará disponível caso a outra pessoa não tenha aceitado o pagamento.
Como cancelar um pagamento no WhatsApp