Proton agora tem extensão de VPN gratuita para Chrome, Edge e Firefox (imagem: divulgação/Proton)
Proton agora tem extensão de VPN gratuita para Chrome, Edge e Firefox (imagem: divulgação/Proton)

O Proton VPN agora conta com uma extensão gratuita que é compatível com os navegadores Chrome, Edge e Firefox. A novidade permite que o usuário proteja o tráfego de dados iniciado a partir do browser. Até então, o recurso estava disponível somente a usuários pagantes de um plano Proton.

A vantagem da extensão é permitir que a VPN seja ativada rapidamente para o tráfego do navegador sem que o aplicativo do serviço tenha que ser instalado no computador.

A VPN pode ser ativada para proteger a navegação quando o usuário está em uma rede Wi-Fi pública ou quer acessar uma página com bloqueio regional, por exemplo. A Proton comenta as utilidades possíveis:

Há muitos motivos diferentes pelos quais uma pessoa pode precisar de uma VPN, seja para proteger sua navegação contra coleta de dados, para driblar a censura do governo ou para acessar conteúdo de todo o mundo.

A extensão para navegador do Proton VPN facilitará mais do que nunca para que qualquer pessoa aproveite uma internet segura e privada, burlando a censura onde quer que esteja e de maneira gratuita.

Temos orgulho de disponibilizar nossa extensão para navegador gratuitamente para todos, e esse é mais um exemplo do compromisso da Proton de oferecer mais ferramentas para proteger a privacidade de todas as pessoas em qualquer lugar.

David Peterson, gerente geral do Proton VPN

Para Chrome, Edge e Firefox e mais

A extensão do Proton VPN está disponível nas versões para desktop do Mozilla Firefox e do Google Chrome. Esta última também funciona no Microsoft Edge, Brave e em outros navegadores baseados no projeto Chromium.

Proton VPN no Google Chrome para Windows 10 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Proton VPN no Google Chrome para Windows 10 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

A novidade é gratuita, mas requer uma conta na Proton para funcionar (essa conta também pode ser criada gratuitamente). Quando a extensão é ativada, basta clicar em “Conectar” para a VPN começar a funcionar.

Na modalidade gratuita, não é possível escolher o servidor de VPN de um país específico. O serviço escolherá o melhor servidor disponível automaticamente. A escolha manual só é possível para assinantes de um plano pago.

Os usuários pagantes também contam com o benefício de ter a VPN ativada em até dez conexões ao mesmo tempo. A versão gratuita protege apenas uma conexão por vez.

Vale ressaltar que o Proton VPN via extensão funciona somente no navegador. Os demais aplicativos do sistema operacional não são cobertos pelo recurso.

Além das extensões para browser, o Proton VPN tem uma versão gratuita para usuários de Android.

Proton agora tem extensão de VPN gratuita para Chrome, Edge e Firefox