A Valve confirmou nesta quarta-feira (14) que está pronta para liberar o Steam Deck OS para dispositivos portáteis como o ASUS ROG Ally. Com isso, a companhia começa a cumprir o objetivo original de universalizar seu sistema operacional baseado em Linux para consoles e PCs.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Steam Deck × ROG Ally × Legion Go | Qual é o melhor portátil da atualidade?
  • Review Asus ROG Ally | Console poderoso e muito versátil

O anúncio foi feito pelo designer da Valve, Lawrence Yang, em entrevista ao The Verge. Ao comentar algumas notas de atualização do SteamOS que mencionavam a adição de “suporte para teclas extras do ROG Ally”, ele confirmou que o sistema está, de fato, chegando a outros dispositivos e plataformas.

“A nota sobre as teclas do ROG Ally tem a ver com o suporte do SteamOS a dispositivos terceiros. Seguimos trabalhando para adicionar suporte a outros aparelhos portáteis no SteamOS”, confirmou Yang na entrevista.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Apesar da afirmação do designer da Valve, isso não significa que já é possível instalar o SteamOS no ROG Ally, muito menos que o dispositivo sairá de fábrica com o sistema do Steam Deck. Segundo a ASUS, são vários os motivos para que isso não aconteça tão cedo — o maior deles uma parceria com a Microsoft, que dedicou toda uma equipe para validar o funcionamento do Windows no portátil.

A própria Valve admite que ainda não é o momento de isso acontecer. De acordo com o Yang, a companhia está fazendo “avanços constantes” na adaptação do SteamOS para dispositivos de outras marcas, mas “ele não está pronto para vir de fábrica” nesses aparelhos.

ASUS ROG Ally é o principal foco da Valve para expansão da compatibilidade do SteamOS (Foto: Ivo Meneghel Jr/)

Além da possibilidade de equipar outros dispositivos com seu sistema operacional de fábrica, a Valve também vem trabalhando na possibilidade de instalar o Windows em dual-boot com o SteamOS no Steam Deck.

Sobre isso, Yang afirmou que a empresa ainda está trabalhando em alguns drivers do Windows para que eles funcionem no Steam Deck OLED, mas que não pode fornecer nenhuma previsão de quadno tudo vai estar pronto e funcionando.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Samsung leva Circule para Pesquisar para modelos da linha Galaxy A
  • Google Pixel 9 Pro Fold chega com visual renovado e 7 anos de updates
  • Correção de CPUs Intel de 13ª e 14ª geração não afeta desempenho
  • Google lança Gemini Live, nova experiência de conversa por voz com IA
  • Galaxy S25 Ultra aparece com bordas arredondadas em novas imagens
  • Google Pixel 9 estreia com três tamanhos, muita IA e Gemini integrado