A NASA e a Boeing ainda não decidiram como os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore vão deixar a Estação Espacial Internacional (ISS) e voltar à Terra, mas ressaltam que a espaçonave Starliner é segura para a viagem de volta no caso de uma emergência. Só que, mesmo em um cenário destes, há outro problema: os trajes espaciais da Starliner não são compatíveis com a nave Dragon, da SpaceX, que é uma opção de transporte para a dupla. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Tripulação da Starliner pode voltar só em 2025 e NASA adia missão na ISS

Se precisarem viajar de volta a bordo do veículo da SpaceX, a NASA confirmou que eles teriam que voar sem trajes espaciais. Os chamados trajes intraveiculares são usados no interior de veículos espaciais por questão de segurança, pois protegem os astronautas no caso de alguma emergência que cause perda de pressão na cabine, entre outros efeitos.

Como as espaçonaves da Boeing e da SpaceX fazem parte do programa Commercial Crew, da NASA, a agência espacial permitiu que estas parceiras privadas ficassem responsáveis pelo projeto e inovação em seus trajes — contanto que estivessem de acordo com requisitos da agência espacial, incluindo um teste de voo tripulado de sucesso. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

No entanto, a NASA não determinou que os trajes tivessem que ser compatíveis entre si. Desta forma, a agência pode aumentar o leque de opções o máximo possível no caso de um problema ocorrer com uma delas — e, embora a Boeing e a SpaceX tenham escolhido designs diferentes para seus respectivos trajes, um não pode ser trocado pelo da outra empresa.

Os trajes da nave Starliner não são compatíveis com aqueles usados nas naves Crew Dragon, da SpaceX (Imagem: Reprodução/SpaceX)

Entre as opções para o retorno dos astronautas, está a missão Crew-9, da SpaceX. Caso a NASA decida seguir com esta alternativa, a missão pode ser enviada à Estação Espacial Internacional com apenas dois astronautas, ao invés de quatro. Desta forma, haveria assentos vagos para Williams e Wilmore voltarem à Terra em fevereiro de 2025, e trajes espaciais extras poderiam ser enviados para eles vestirem durante o retorno.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Motor de foguete que seria lançado em setembro explode em teste
  • Oceano Atlântico esfria em velocidade recorde e pode afetar clima mundial
  • Nova HQ revela que sempre houve um quarto membro secreto na Trindade DC
  • Erin Moriarty | 5 filmes e séries com a heroína Luz-Estrela de The Boys
  • Dell lança notebook com Snapdragon X Plus mais acessível no Brasil
  • Deadpool irrita o Hulk a ponto de vermos o impacto total de soco na força máxima