A Samsung apresentou nesta quarta-feira (dia 21/08) o Odyssey 3D. O novo monitor tem como principal diferencial as imagens 3D, sem precisar usar os típicos óculos necessários para este tipo de imagem. Para isso, ele conta com tecnologia de rastreamento ocular.
O aparelho acompanha os movimentos dos olhos, adaptando a imagem de acordo com a direção para onde o usuário está direcionando a atenção. A Samsung usou lentes lenticulares, que criam imagens com aspecto 3D no painel 2D. A experiência é otimizada em tempo real, graças a uma câmera “estéreo”, que acompanha os dois olhos.
Uma limitação é que apenas uma pessoa pode ver o efeito por vez. No caso de games, isso não deve ser grande problema. O 3D pode ser ligado ou desligado, conforme a preferência do usuário. Também é uma forma de “garantir” que quem comprar o aparelho não vai perder dinheiro, caso não goste da experiência.
O lançamento vem meses depois da apresentação da tecnologia, na CES 2024, ocorrida em janeiro em Las Vegas. Como lembra o Verge, este efeito também existe em aparelhos da concorrência, como a linha SpacialLabs, da Acer.
Monitor Odyssey 3D vai além do 3D
Além do 3D, o Odyssey 3D tem especificações de ponta: painel QLED 4K, taxa de atualização de 165 Hz, tempo de resposta de 1 ms com o AMD FreeSync, uma porta DisplayPort 1.4 e duas HDMI 2.1, e suporte com altura ajustável. O monitor terá versões em 27 e 37 polegadas
A Samsung diz que o Odyssey 3D será lançado globalmente ainda este ano, mas não deu informações de preço ou data. O Tecnoblog entrou em contato com a Samsung Brasil e atualizará este texto caso haja mais informações.
Com informações: Samsung, The Verge
Samsung anuncia monitor 3D que não precisa de óculos especiais