Resumo
- TVs gigantes (75 polegadas ou mais) cresceram de 1% para 6% do mercado brasileiro entre 2014 e 2024.
- A Samsung lançou uma TV de 98 polegadas com tela LCD por cerca de R$ 33 mil, voltada para filmes, séries e esportes.
- A LG também prepara uma TV QNED de 98 polegadas por R$ 37 mil e possui modelos OLED de 77 polegadas que chegam a R$ 100 mil.
- Tecnologias como One Connect (Samsung) e set-top box wireless (LG) ajudam a esconder cabos e melhorar a estética dos ambientes.
- O modelo The Frame da Samsung, que simula uma moldura de quadro, é popular entre os amantes de design. Ela custa cerca de R$ 15 mil na versão de 75 polegadas.
Certamente não sou eu. Possivelmente nem você, mas é fato que há no Brasil pessoas endinheiradas o suficiente para adquirir modelos cujos preços equivalem a 18 meses ininterruptos de quem recebe o salário médio do Brasil, de aproximadamente R$ 3.123, segundo o IBGE.
Estamos falando de um nicho que já não é mais tão restrito assim: as TVs gigantes, com telas de 75 polegadas ou mais, cresceram de 1% para 6% do mercado brasileiro entre 2014 e 2024. O diretor sênior da divisão de TVs da Samsung, Erico Traldi, comemora um desempenho ainda melhor na gigante sul-coreano: um salto de 6% para 10% nas chamadas telas gigantes. Os dados são da consultoria GfK.
Telas de 80 polegadas
“O consumidor tem a sensação de que compra mais por menos”, diz Traldi. Ele destaca a importância dos esportes ao vivo, pois os aficionados por este tipo de conteúdo costumam gostar da ideia de pendurar uma tela enorme no centro da sala de estar.
Neste mês, a Samsung apresentou uma nova opção com 98 polegadas, tela LCD e preço sugerido na casa dos R$ 33 mil. Traldi indica que ela é classificada internamente “como uma super big econômica” por atender ao público em busca de filmes, séries, esportes, conteúdo ao vivo e até mesmo games, já que tem integração com o Xbox Game Pass.
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Aliás, quão grande uma TV precisa ser para ser considerada gigante? O gerente sênior da LG, Igor Krauniski, revela que os produtos de 65 polegadas já não são mais classificados como grandes. Isso ficou no passado.
A empresa projeta crescimento de 10% na comercialização de telas a partir de 80 polegadas somente neste ano. Ele brinca que “tamanho é documento sim”, e ainda explica que só depois os clientes avaliam atributos técnicos, como inteligência artificial (para fazer upscaling) ou potência de áudio.
“Tamanho é documento”
A fabricante também prepara o lançamento de um modelo beirando as 100 polegadas: pela bagatela de R$ 37 mil, será possível levar para casa uma TV QNED de 98 polegadas. Já tem até fila de espera, de acordo com a empresa.
Cifras ainda mais altas também podem ser vistas em lojas especializadas. O produto mais caro da LG tem 77 polegadas, painel OLED, resolução 8K e preço na casa dos R$ 100 mil. “É raro, mas realizamos algumas vendas”, conta Krauniski. Em janeiro deste ano, foi apresentada nos Estados Unidos a primeira OLED transparente, que tende a custar ainda mais caso desembarque algum dia por aqui.
A fabricante chega a enviar técnicos à casa do comprador para avaliar o melhor método de entrega – normalmente com içamento, a depender do tamanho do elevador.
O terror dos decoradores
O fotógrafo Lufe Gomes está acostumado a visitar belas residências. Ele registra tudo no canal Life by Lufe, que conta com mais de 1 milhão de inscritos no YouTube. A arquitetura e a decoração são os principais focos do projeto. Justamente por valorizar o bom gosto, Lufe nos diz que as telas ainda são uma dor de cabeça para quem busca um ambiente harmônico.
Ele explica que os televisores ocupam um espaço nobre da residência, mas normalmente são retângulos apagados e sem brilho, capazes de estragar o visual pensado pelos profissionais do ramo. “Não dá certo quando a pessoa está à procura de design.”
Existem diversas dicas para camuflar a presença da TV gigante. Lufe cita o uso de suportes que fazem o aparelho subir/descer, portas que escondem o televisor, ou até mesmo colocá-los numa estante repleta de penduricalhos, de modo a disfarçar sua presença.
“A tecnologia deveria estar a serviço da estética”, pontua o criador de conteúdo.
Que tal sumir com os cabos?
O representante da LG indica caminhos tecnológicos para que a presença da TV fique mais agradável. A marca utiliza uma espécie de set-top box em alguns aparelhos. Ou seja, os muitos cabos de TV por assinatura, videogame etc. chegam nesta espécie de decodificador, que envia o sinal sem fio para a tela. Ainda assim, é preciso pensar no fio para ligá-la na tomada.
Já a Samsung vende modelos com a tecnologia One Connect. Não chega a ser wireless, mas repete a presença de um decodificador para receber todos os fios. Esta caixa se conecta à TV por um cabo de espessura milimétrica, sendo, portanto, mais fácil de planejar e esconder quando a pessoa está pensando na próxima reforma de casa.
Um ponto fora da curva
Hoje em dia, há um aparelho que se tornou quase unanimidade entre os amantes do design: a The Frame da Samsung. Ela se destaca por oferecer uma moldura parecida com a de um quadro. Quando desligada, entra num modo que exibe pinturas, ilustrações e outras artes digitais. O realismo é ainda maior por causa do tratamento antirreflexo na tela.
“Conheço pessoas que não são fãs da tecnologia, mas que recorreram à The Frame exatamente por causa da proposta de valorizar o estilo de vida”, comenta Traldi. A versão mais cara do produto, com tela de 75 polegadas, painel QLED e resolução 4K, sai por cerca de R$ 15 mil.
Não importa se com design tradicional ou mais artístico, duas coisas precisam ser necessariamente grandiosas antes de encarar uma tela gigante: a parede da sua sala e o seu limite do cartão de crédito.
Quem realmente compra uma luxuosa TV de R$ 50 mil (ou até mais)?