A Xiaomi está disposta a ameaçar o reinado da Tesla e se tornar a principal referência mundial em carros elétricos. Para isso, a empresa chinesa está disposta até mesmo a arcar com prejuízos milionários nos primeiros meses de operação.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Xiaomi SU7 usará baterias da BYD e CATL para atender alta demanda

Em entrevista ao Automotive News Europe, o diretor financeiro Alain Lam admitiu que a entrada da Xiaomi no segmento de carros elétricos demorará para começar a dar lucros, mas lembrou que o início da caminhada da marca no ramo de smartphones e eletrônicos foi similar.

Segundo o executivo, a receita do sucesso até a lucratividade se resume a uma palavra: escala. Por isso, a ideia da Xiaomi é investir pesado (fala-se em US$ 10 bilhões) para aumentar a escala de produção, expandir a linha de produtos e, assim, alcançar a sonhada lucratividade no futuro ao firmar o nome no novo mercado.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

De acordo com o último relatório financeiro divulgado, a Xiaomi acumulou mais de US$ 250 milhões em prejuízos apenas entre abril e junho de 2024. Mesmo assim, está otimista em entregar mais 120 mil carros até dezembro e, assim, reduzir as perdas no fechamento do ano.

Xiaomi SU7 fez sucesso, mas ainda não gerou lucro para a empresa no ramo dos carros elétricos (Imagem: Paulo Amaral/)

SUV da Xiaomi vem ou não vem?

A principal jogada da Xiaomi para manter vivo o projeto de desbancar a Tesla, ironicamente pode ser um carro elétrico que, em um passado recente, teve as imagens vazadas na internet, mas prontamente desmentidas pela montadora: o SU8.

O SUV derivado do SU7, segundo fontes, estaria sendo desenvolvido para rivalizar com o Tesla Model Y em 2025, mas Wang Hua, gerente do departamento de Relações Públicas, se apressou em negar a existência do modelo e rotular como falsas as imagens que pipocaram nas redes sociais.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por UNBOXING | Авто из Китая (@unboxing_auto)

Agora, porém, com a entrevista de um dos principais executivos da marca sobre a necessidade de expandir o portfólio e aumentar a escala de produção, fica a dúvida: o SU8, SUV elétrico da Xiaomi, vai ou não ser o segundo carro elétrico da marca? O jeito é esperar as “cenas dos próximos capítulos”.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Karl Urban | 7 filmes e séries com o ator que vive Billy Bruto em The Boys
  • Galaxy S24 FE vaza por completo com detalhes de bateria e carregamento
  • Apple já gravou evento do iPhone 16 e estreia é reforçada por rumor
  • NTT Data lança curso gratuito de Python e Dados com 5 mil vagas
  • Linha iPhone 16 terá mais de 90 milhões de unidades produzidas, diz site
  • Novos Macs com Apple M4 podem ter mínimo de 16 GB de RAM