Nos últimos anos, os carros elétricos têm ganhado popularidade em todo o mundo, impulsionados pela necessidade de reduzir as emissões de carbono e pela busca por alternativas mais sustentáveis aos veículos a combustão. Com a crescente adoção desses veículos, surge também uma nova demanda: a manutenção. À medida que a frota de carros elétricos envelhece, a necessidade de serviços de manutenção aumenta, o que tem levado a um aumento significativo nos custos.
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Além da idade, a complexidade e componentes específicos dos eletrificados acabam por elevar as cifras para consertar esse tipo de veículo. A mão de obra diferenciada e mais especializada também surge como outro fator para elevar a conta final para os proprietários de modelos movido à energia elétrica.
De olho nesse cenário, a Mitchell realizou um estudo abrangente sobre o mercado automotivo nos EUA e Canadá, revelando que os custos de manutenção de carros elétricos são até 31% mais altos do que os de carros a combustão. Esse estudo também destacou um aumento nos sinistros relacionados a colisões envolvendo veículos eletrificados, o que agrava ainda mais a questão dos custos de manutenção.
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Quanto custa a manutenção de carros elétricos?
Nos Estados Unidos, a média de gastos com manutenção de carros elétricos é significativamente maior do que a de carros a combustão. Segundo o estudo da Mitchell, os reparos de veículos elétricos podem custar em média 20% a mais do que os de veículos a combustão. No Canadá, a situação é semelhante, com os custos de manutenção de carros elétricos superando os de carros a combustão em até 31%.
Para ilustrar essa diferença em valores reais, considere que a manutenção anual de um carro elétrico nos EUA pode chegar a US$ 5.753, enquanto a de um carro a combustão fica em torno de US$ 4.806. No Canadá, esses valores são de aproximadamente CAD$ 6.534 para carros elétricos e CAD$ 4.958 para carros a combustão.
Carros que mais exigem manutenção por colisões
O estudo da Mitchell também revelou que os carros elétricos estão mais propensos a sinistros relacionados a colisões. Nos EUA, modelos como o Tesla Model 3 e o Ford Mustang Mach E são frequentemente mencionados em relatórios de colisões, enquanto no Canadá também aparecem nas estatísticas o Nissan Leaf e o Hyundai Kona EV. Além disso, a frequência de reparos para carros híbridos também tem aumentado, com um crescimento significativo nos custos de manutenção desses veículos.
Carros eletrificados com mais pedidos de reparo por colisões | |
Estados Unidos | Canadá |
Tesla Model 3 (31,92%) | Tesla Model 3 (35,28%) |
Tesla Model Y (26,52%) | Tesla Model Y (25,60%) |
Ford Mustang Mach E (7,09%) | Chevrolet Bolt (4,66%) |
Tesla Model S (6,39%) | Hyundai Kona EV (4,61%) |
Tesla Model X (4,72%) | Nissan Leaf (4,41%) |
Os carros híbridos, que combinam motores a combustão e elétricos, apresentam uma complexidade adicional que pode resultar em custos de manutenção mais elevados. Estudos indicam que a manutenção de carros híbridos leves tem custo de reparo semelhante às contrapartes à combustão, mas o híbridos plug-in podem apresentar uma conta 12,5% mais cara quando vão à oficina, sobretudo devido à maior complexidade de seu projeto e componentes.
Em resumo, enquanto os carros elétricos e híbridos oferecem benefícios ambientais significativos, os custos de manutenção mais elevados representam um desafio para os proprietários. À medida que a tecnologia avança e mais veículos elétricos entram em circulação, é provável que esses custos se estabilizem, mas, por enquanto, a manutenção desses veículos continua sendo um fator importante a ser considerado.
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