O próximo Mac Mini da Apple pode deixar de lado as tradicionais portas USB-A — aquelas de tamanho maior, mais antigas. Segundo o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, o aparelho virá com cinco entradas USB-C, além de Ethernet, HDMI e plug para fone de ouvido.
A expectativa é que a nova geração do Mac Mini chegue ainda em 2024. Ele deve ser um dos primeiros computadores da Apple a receber o chip M4, que fez sua estreia no iPad Pro, lançado em maio. Uma versão com M4 Pro, mais potente, também estaria sendo preparada.
Outra novidade do Mac Mini é que ele deve ser ainda mais mini: anteriormente, Gurman afirmou que o computador terá um tamanho próximo ao do set-top box Apple TV, sendo menor no comprimento e na largura, mas um pouco mais alto. O design do produto praticamente não passa por grandes alterações desde 2010.
O Mac Mini atual conta com duas portas USB-A. A versão com chip M2 tem duas portas USB-C, enquanto o modelo com M2 Pro tem quatro entradas. Todas seguem o padrão é o Thunderbolt 4.
USB-A é raridade na linha Mac
A remoção das portas USB-A não é uma novidade para a linha Mac. Entre os computadores de mesa atualmente vendidos, o iMac já não conta com a antiga entrada USB, apenas USB-C. Apenas Mac Studio e Mac Pro (via placa de expansão) oferecem suporte a este conector.
Já entre os laptops, a porta USB-A foi erradicada há alguns anos. O MacBook Pro tem entrada para cartão de memória, HDMI, duas USB-C, saída para fones e MagSafe. Já o MacBook Air é ainda mais básico: apenas MagSafe, saída para fones e duas USB-C.
Com informações: TechCrunch
Mac Mini com M4 pode vir sem portas USB-A