As placas de vídeo GeForce RTX 50 vêm sendo especuladas há bastante tempo e a recente escalada de rumores vem apontando que elas estão cada vez mais próximas de serem anunciadas. Uma nova série de rumores que surgiu nesta quarta-feira (4), por exemplo, afirma que a NVIDIA vai finalizar o desenvolvimento das GPUs GeForce RTX 5080 e RTX 5090 ainda neste mês de setembro.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Entenda a nomenclatura das placas de vídeo Nvidia GeForce
  • NVIDIA | Placas RTX são muito superiores a AI PCs em IA

Fontes ligadas ao portal Benchlife apontam que a fabricante está fazendo os últimos ajustes de design e especificações das placas vídeos. Isso incluiria até mesmo a definição de como serão as variantes “D” dos componentes, adequadas às regulamentações de exportação dos EUA e comercialização na China.

Se os boatos forem verdadeiros, então é muito provável que a NVIDIA esteja preparando o anúncio e lançamento oficiais das GeForce RTX 5080 e RTX 5090 para a CES 2025. Essa possibilidade, inclusive, já havia sido cogitada anteriormente por outra série de rumores — e as coisas de fato têm se encaminhado para isso.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Como serão as GPUs GeForce RTX 5080 e RTX 5090?

Apesar de a NVIDIA manter suas novas placas de vídeo sob o mais absoluto sigilo, uma série de vazamentos e rumores já detalharam a ficha técnica dos dois componentes que irão inaugurar a nova geração de placas de vídeo do Time Verde.

Sucessora da GeForce RTX 4090 deve chegar ao mercado com consumo de energia 22% maior (Foto: Divulgação/NVIDIA)

A RTX 5080 é especulada para ter um salto modesto de 9,3% no consumo em relação à atual RTX 4080 (320W), alcançando os 350W. Além disso, a GPU deve vir com 10.752 núcleos CUDA e utilizar memórias GDDR7 com interface de 256-bit.

Topo de linha da família, a RTX 5090 é cotada para ter consumo de 550W, 22% a mais que a RTX 4090 (450W). A expectativa é enorme em torno da GPU, que deve vir com 24.576 CUDA cores e empregar memórias GDDR7 com 512-bit de bus.

CES 2025 será palco de mais anúncios importantes

Independentemente de a NVIDIA estar preparando o anúncio e lançamento de suas novas placas de vídeo para janeiro, uma coisa é certa: a CES 2025 será palco de outros anúncios importantes da indústria do hardware.

Há a expectativa que o evento sediado em Las Vegas e marcado para os dias 7 a 10 de janeiro também será usado pela AMD para anunciar suas novas placas de vídeo Radeon RX 8000 e os aguardados processadores Ryzen 9000X3D.

Com o cancelamento do Innovation, a Intel é outra empresa que deve levar suas novidades para a CES 2025. A empresa ainda está “devendo” o anúncio das novas placas de vídeo ARC Battlemage para desktop — o que provavelmente pode acontecer no evento em janeiro.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Vaporização do plástico torna processo de reciclagem quase infinito
  • Anticorpo recém-descoberto protege contra todas variantes da covid
  • Aplicativos bloqueados no Brasil: relembre casos semelhantes ao X
  • IFA 2024 | Celular dobrável mais fino do mundo estreia no mercado global
  • Milhares de tubarões repousam no fundo do mar e ninguém sabe por quê
  • Quarteto Fantástico ganha nova origem aterrorizante no Universo Ultimate