A última semana foi agitada na ciência espacial. Veja só: um asteroide atingiu a Terra, um astronauta da NASA relatou ter ouvido sons estranhos na cápsula Starliner e uma espaçonave da agência espacial norte-americana parece estar “tombando” enquanto orbita nosso planeta. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • O que aconteceria se tentássemos explodir um asteroide com uma arma nuclear

Saiba mais sobre estes e outros destaques em nosso resumo semanal: 

Asteroide se choca com a Terra

Um asteroide colidiu com nosso planeta na quarta (4) poucas horas após ter sido descoberto. Inicialmente chamada de CAQTDL2, a rocha espacial atravessou a atmosfera terrestre a mais de 60 mil km/h. Pareceu assustador? Fique tranquilo, pois o objeto tinha diâmetro de apenas um metro, e por isso, não oferecia riscos.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O círculo indica o asteroide CAQTDL2 (Imagem: Reprodução/Catalina Sky Survey)

Isso não significa que ele tenha passado despercebido. A passagem do asteroide formou uma bola de fogo brilhante no céu das Filipinas, registrada em fotos e vídeos compartilhados nas redes sociais. Rochas espaciais desse tipo atingem a Terra com certa frequência, e os telescópios estão cada vez melhores em detectá-las com antecedência.

“Tombo” da vela solar da NASA

Foi em abril que a NASA lançou sua vela solar ACS3, mas foi só em agosto que ela se abriu no espaço para realizar suas primeiras manobras. Ela é formada por uma vela de 80 m² instalada sobre um CubeSat para testar a tecnologia de propulsão a partir da pressão da luz solar. 

Nos últimos dias, observadores notaram que a vela parece estar girando de forma estranha enquanto orbita a Terra, como se estivesse “capotando” em órbita. A NASA confirmou que, de fato, a vela está tombando — e é de propósito, já que o movimento faz parte da sequência de implantação da vela. 

Foguete Starship deixou buraco na atmosfera

Em 2023, a SpaceX realizou o segundo teste de voo com seu foguete Starship, que acabou em explosão. Agora, pesquisadores da Rússia descobriram que o desfecho abriu um buraco na ionosfera, que é o primeiro já causado pela atividade humana. 

 

Segundo eles, o buraco foi causado pela onda de choque da explosão, que dispersou temporariamente os elétrons na ionosfera. Buracos ionosféricos são fenômenos pouco compreendidos, e por isso, esta é uma boa oportunidade para os cientistas estudarem como as explosões de foguetes podem afetar essa camada atmosférica.

Retorno da nave Starliner

Butch Wilmore, astronauta da NASA, relatou ao Controle de Missão no Centro Espacial Johnson algo intrigante. “Tenho uma pergunta sobre a Starliner”, disse Wilmore. “Há um ruído estranho vindo do alto-falante… Não sei o que está fazendo isso”, disse ele. No fim, a NASA descobriu que o ruído foi causado pela configuração do sistema de comunicação da nave Starliner e da Estação Espacial Internacional. 

Segundo a agência espacial, o ocorrido não afetaria as operações da espaçonave e nem sua desacoplagem prevista para acontecer na sexta (6) sem astronautas a bordo. Após a viagem, a Starliner deve pousar no Espaçoporto White Sands, no Novo México, no sábado (7).  

Sonda BepiColombo sobrevoa Mercúrio

A BepiColombo, uma missão conjunta da Agência Espacial Europeia e da JAXA, completou seu quarto sobrevoo por Mercúrio na quarta (4), ficando a apenas 165 km da superfície. Além de ajudar a diminuir sua velocidade, a visita ao planeta permitiu que os instrumentos da sonda fizessem fotos detalhadas das crateras por lá.  

Nova foto de Mercúrio feita pela BepiColombo (Imagem: Reprodução/ESA/BepiColombo/MTM)

Essas fotos são algumas das melhores já capturadas pela sonda, mas vale lembrar que elas são como um bônus. É que a câmera principal da missão ainda está protegida e só vai entrar em ação em 2026, quando a sonda entrar na órbita de Mercúrio. Até lá, a missão continuará coletando dados importantes sobre o planeta. 

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Quais são os melhores celulares até R$ 2.500? Confira 4 opções
  • Pavel Durov diz que Telegram não é “paraíso anárquico” e inicia mudanças no app
  • Telegram alcança 10 milhões de assinantes e desativa a função Pessoas Próximas
  • Drone DJI Neo chega ao Brasil com apenas 135 g e gravação em 4K
  • Samsung libera One UI 6.1.1 para Galaxy S24 e anuncia update para outros modelos
  • Tubarão de 2 metros teria sido engolido por outro maior ainda