O iOS 18 foi finalmente liberado para o público, e clientes da TIM que pretendem utilizar eSIM poderão se beneficiar do recurso de transferência rápida e conversão para chip virtual integrada nos Ajustes do iPhone. Com isso, não é necessário se dirigir até uma loja e escanear um QR Code para aproveitar a tecnologia.
A novidade foi inicialmente divulgada pelo MacMagazine, mas a própria TIM atualizou seu site oficial informando sobre o recurso. Segundo a operadora, a função de conversão para eSIM direto dos Ajustes do iPhone está disponível apenas para clientes com planos para pessoa física — não há nenhuma menção a restrições para plano pré-pago ou controle, por exemplo.
Para converter um chip físico em virtual direto no iPhone, basta ir nos Ajustes, depois Celular e tocar na opção Converter para eSIM. Caso tenha mais de uma linha instalada, será necessário escolher o número correspondente ao SIM Card para solicitar a conversão. A função está disponível a partir do iPhone 11.
O recurso também permite transferir o eSIM entre diferentes iPhones via Bluetooth. Essa modalidade pode ser muito útil para quem quer comprar iPhone nos Estados Unidos, que não tem gaveta de chip físico; basta utilizar a função Transferir de um iPhone por perto na hora de configurar um novo chip virtual.
A TIM é a última grande operadora brasileira a oferecer o serviço de conversão e transferência rápida de eSIM integrado no iPhone. A primeira tele a liberar o recurso foi a Claro, seguida pela Vivo. As concorrentes também oferecem migração para eSIM dentro dos seus aplicativos, atendendo aos usuários de smartphones com Android.
Site da TIM permite troca de chip para eSIM, mas com limitações
Antes do recurso de conversão de eSIM, a TIM já oferecia um portal para troca de chip. Trata-se de um site, que deve ser aberto utilizando a rede móvel da operadora, que permite transformar um chip físico em eSIM ou ativar a linha em um novo SIM Card físico.
Esse portal pode ser útil para quem utiliza um Android com chip físico e quer mudar para eSIM, visto que o sistema operacional concorrente do iOS ainda não oferece o recurso de transferência rápida no Brasil. No entanto, esse serviço da TIM é limitado para usuários com planos pós-pagos TIM Black ou TIM Black Família.
Quem utiliza um plano pré-pago ou controle, por exemplo, precisa se dirigir a uma loja física da operadora e adquirir o QR Code. O problema é que nem sempre há estoque do eSIM disponível, e diversos clientes enfrentam dificuldades com vendedores que condicionam a ativação do eSIM com a contratação de um novo plano — é algo que atinge lojas de todas as operadoras e já aconteceu comigo, inclusive.
TIM libera troca de chip para eSIM direto nos ajustes do iPhone