A Honda é uma das montadoras que ainda não abraçou totalmente a produção de veículos elétricos globalmente, preferindo apostar em híbridos. Esta preferência pode ser vista na mais recente (e curiosa) patente da marca japonesa: ela prevê lançar uma versão a combustão de uma moto dobrável (que já existe e é elétrica), que serviria também para a ampliar a autonomia de futuros carros elétricos.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Lecar | “Tesla brasileiro” é visto em shopping e vai usar motor de Kardian
  • Flagra em SP mostra Hyundai Creta 2025 com cara de Palisade

Scooter a gasolina fica no porta-malas

Segundo o site norte-americano The Drive, a patente da Honda registrada no Escritório Americano de Marcas e Patentes (USPTO, na sigla em inglês) indica a produção de uma scooter com motor a combustão para ser conectado ao sistema de gerador-inversor e baterias de um carro elétrico.

Na amostra da patente, o porta-malas de um hatch da Honda abriga a scooter dobrável, tendo também o conector elétrico.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Patente mostra scooter a combustão conectado ao porta-malas de carro elétrico (Imagem: Reprodução/USPTO)

A Honda já faz essa estratégia com a Motocampacto, uma scooter elétrica de US$ 1.000 (R$ 5.400 diretos, sem impostos) que pode ser dobrada em forma de maleta e transportada pela alça ou dentro do porta-malas quando não está em uso.

Pesando menos de 20 kg, a Motocompacto tem autonomia para percorrer até 19 km com uma carga, com velocidade máxima de 25 km/h.

Com scooter a gasolina, projeto prevê exaustor para gases da combustão (Imagem: Reprodução/USPTO)

Problema criado

Pelo projeto, a scooter seria utilizada como um extensor de autonomia, gerando energia para abastecer as baterias quando estações de recarga não estivessem disponíveis.

Claro, também poderia se desdobrada e usada de forma independente, como uma moto ou scooter comuns.

Além do conector elétrico, o projeto mostra um exaustor que seria totalmente necessário para livrar a cabine dos gases do escape da scooter.

Claro, seria uma solução para um problema inventado, mas a regra de qualquer patente é que ela não precisa levar necessariamente a um produto real e viável.

Honda usa scooter para recarregar carro elétrico
Honda usa scooter para recarregar carro elétrico (Honda/Divulgação)
Honda usa scooter para recarregar carro elétrico
Honda usa scooter para recarregar carro elétrico (Honda/Divulgação)
Honda usa scooter para recarregar carro elétrico
Patente prevê scooter dobrável a combustão (Honda/Divulgação)
Honda usa scooter para recarregar carro elétrico
Scooter Motocompacto é elétrico com 19 km de autonomia (Honda/Divulgação)
Honda usa scooter para recarregar carro elétrico
Scooter Motocompacto é elétrico com 19 km de autonomia (Honda/Divulgação)
Honda usa scooter para recarregar carro elétrico
Scooter Motocompacto pode ser dobrado e guardado no carro (Honda/Divulgação)
Honda usa scooter para recarregar carro elétrico
Scooter Motocompacto é elétrico com 19 km de autonomia (Honda/Divulgação)

A Honda tem elétricos?

Atualmente, a Honda aposta mais na linha de híbridos e:HEV, que no Brasil inclui os sedans Civic e Accord, além do SUV médio CR-V. O restante do portfólio é de modelos puramente a combustão.

Globalmente, porém, a montadora japonesa traçou plano de US$ 40 bilhões para alcançar concorrentes.

Por ora, existem apenas 6 projetos de carros elétricos da marca rodando, sendo 5 na forma de SUVs. A Europa tem o e:Ny1 (uma versão limpa do nosso HR-V). Os EUA têm o Prologue (e sua variante Acura ZDX).

Já a China fabrica localmente dois modelos: e:NS1 e e:NP1. Por fim, o Japão tem apenas a minivan N-VAN.

Honda Accord Hybrid
Honda Accord Hybrid (Ivo Meneghel Jr/)
Honda Accord Hybrid
Honda Accord Hybrid (Ivo Meneghel Jr/)
Honda Accord Hybrid
Honda Accord Hybrid (Ivo Meneghel Jr/)
Honda Accord Hybrid
Honda Accord Hybrid (Ivo Meneghel Jr/)
Honda Accord Hybrid
Honda Accord Hybrid (Ivo Meneghel Jr/)
Honda Accord Hybrid
Honda Accord Hybrid (Ivo Meneghel Jr/)
Honda Accord Hybrid
Honda Accord Hybrid (Ivo Meneghel Jr/)
Honda Accord Hybrid
Honda Accord Hybrid (Ivo Meneghel Jr/)
Honda Accord Hybrid
Honda Accord Hybrid (Ivo Meneghel Jr/)
Honda Accord Hybrid
Honda Accord Hybrid (Ivo Meneghel Jr/)
Honda Accord Hybrid
Honda Accord Hybrid (Ivo Meneghel Jr/)
Honda Accord Hybrid
Honda Accord Hybrid (Ivo Meneghel Jr/)
Honda Accord Hybrid
Honda Accord Hybrid (Ivo Meneghel Jr/)
Honda Accord Hybrid
Honda Accord Hybrid (Ivo Meneghel Jr/)
Honda Accord Hybrid
Honda Accord Hybrid (Ivo Meneghel Jr/)
Honda Accord Hybrid
Honda Accord Hybrid (Ivo Meneghel Jr/)
Honda Accord Hybrid
Honda Accord Hybrid (Ivo Meneghel Jr/)
Honda Accord Hybrid
Honda Accord Hybrid (Ivo Meneghel Jr/)
Honda Accord Hybrid
Honda Accord Hybrid (Ivo Meneghel Jr/)
Honda Accord Hybrid
Honda Accord Hybrid (Ivo Meneghel Jr/)
Honda Accord Hybrid
Honda Accord Hybrid (Ivo Meneghel Jr/)
Honda Accord Hybrid
Honda Accord Hybrid (Ivo Meneghel Jr/)
Honda Accord Hybrid
Honda Accord Hybrid (Ivo Meneghel Jr/)
Honda Accord Hybrid
Honda Accord Hybrid (Ivo Meneghel Jr/)

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Switch 2 entra em produção com duas telas e preço de US$ 400
  • Estruturas misteriosas são detectadas sob a superfície de Marte
  • BC vai exigir que bancos enviem alerta de golpes no Pix para clientes
  • X mudou endereço de IP para contornar bloqueio no Brasil, diz ABRINT
  • Astronauta fotografa momento de reentrada de cápsula da Polaris Dawn na Terra
  • Novo tipo sanguíneo é descoberto e põe fim a mistério de 50 anos