O Google Cloud formalizou uma reclamação junto à Comissão Europeia (CE), braço executivo da União Europeia (UE), contra a Microsoft por práticas anticompetitivas. A ação foi anunciada pela gigante das buscas nesta quinta-feira (25) em relação ao licenciamento do Azure, serviço de computação na nuvem da desenvolvedora do Windows.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • O que é computação em nuvem?
  • Qual é o melhor armazenamento em nuvem?

A queixa foi anunciada pelo vice-presidente e chefe de plataforma da empresa, Amit Zavery, e pelo presidente do Google Cloud para a Europa, Oriente Médio e África, Tara Brady.

Na nota, os executivos comentam que a Microsoft “prendeu os clientes no Teams, mesmo quando eles preferiam outros provedores” por “anos”, mas esse comportamento foi estendido para outras frentes.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Agora, a empresa está executando o mesmo manual para empurrar as empresas para o Azure, sua plataforma de nuvem. Os termos de licenciamento da Microsoft restringem os clientes europeus de mover suas cargas de trabalho atuais da Microsoft para nuvens de concorrentes – apesar de não haver barreiras técnicas para isso – ou impõem o que a Microsoft admite ser uma margem de lucro impressionante de 400%”, afirmam.

Diante da situação, a dupla explica que o Google tentou buscar diálogo para amenizar a situação. Contudo, como não houve solução, a empresa optou por abrir o processo na CE.

“Para dar voz às reclamações que ouvimos dos clientes – e de todo o setor – e buscar uma resolução que beneficie a todos, estamos agora dando o próximo passo de registrar uma reclamação formal junto à Comissão Europeia”, anunciaram os executivos.

Com o registro da reclamação formal, o caso será avaliado pelas autoridades do bloco e, em caso de aprovação, poderá passar por um escrutínio na União Europeia. A comprovação das práticas competitivas com base na legislação local pode render sanções. Contudo, até o momento, o caso não recebeu o parecer formal da comissão.

O que diz a Microsoft?

Procurada pelo , a Microsoft não se manifestou sobre a abertura do processo e as acusações do Google até o momento da publicação. A matéria será atualizada em caso de resposta.

Confira outras matérias do :

  • Xiaomi traz celular dobrável Mix Flip à Europa com tela externa gigante
  • Polícia apreende quase meia tonelada de itens falsificados no Rio de Janeiro
  • Carbono da antiga atmosfera de Marte pode virar combustível

VÍDEO: O que é esse tal de Cloud?

 

Leia mais matérias no ItechNews .