Os Simpsons estreou sua 36ª temporada na TV norte-americana com um episódio que provocou os fãs com o fim da série. A trama foi anunciada como o “episódio final” da animação, mas a proposta era, na verdade, uma brincadeira repleta de referências a finais icônicos de programas de TV.

O episódio contou com a participação especial do apresentador e ex-roteirista da série Conan O’Brien, que introduziu a falsa despedida no “Dolby-Mucinex Theatre”, local fictício onde a celebração do “fim” da série ocorreu.

Como foi o “episódio final” de Os Simpsons

Conan O’Brien começou o episódio dizendo: “É uma honra estar aqui para o final de Os Simpsons. A Fox decidiu encerrar a série, e eu sou a pessoa certa para isso, já que já apresentei o último episódio de três dos meus próprios programas… e contando”.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Com esse discurso, O’Brien deu início à brincadeira que enganaria até os fãs mais atentos. O episódio trouxe diversas celebridades que já apareceram no programa ao longo dos anos, como Tom Hanks, Seth Rogen e Danny DeVito, para participar da falsa cerimônia de encerramento.

Representação de Conan O’Brien na série Os Simpsons vestido de terno e apresentando o
Conan O’Brien serve como mestre de cerimônia no “final” de Os Simpsons (Imagem: Divulgação/Fox)

O episódio faz também uma sátira à inteligência artificial ao mostrar que o roteiro foi gerado com uma compilação de cenas finais de programas de TV. A IA teria sintetizado os desfechos de séries famosas, como Os Sopranos, MASH*, Breaking Bad e Succession, para criar o que seria o final perfeito para cada personagem.

Com esse mote, a trama de “O Aniversário de Bart” brinca com os maiores clichês de finais de séries. O “vilão” Mr. Burns morre e deixa sua fortuna para os funcionários da usina, enquanto o Diretor Skinner se aposenta e muda de cidade, abrindo caminho para um spin-off. Já Moe encerra suas atividades em Springfield, enquanto os seus clientes dizem que vão “sentir falta desse lugar”.

Foi só uma brincadeira… ou não?

O episódio termina com o aniversário de 11 anos de Bart — uma passagem de tempo que quase nunca se concretiza na história da animação. Rebelde, o personagem se recusa a apagar as velas, o que provoca um colapso na realidade fictícia da trama.

Bart Simpson olha em choque para as velas de 11 anos no seu bolo de aniversário
Trama do episódio gira em torno de Bart não querer fazer 11 anos (Imagem: Divulgação/Fox)

Homer tenta estrangular Bart, como de costume, mas a cena “reinicia” e tudo volta ao status quo, com Bart retornando aos seus eternos 10 anos. Com isso, o episódio revela que Os Simpsons não está de fato terminando, mas sim começando mais uma temporada.

Apesar de tudo não passar de uma brincadeira sobre finais de séries, há uma preocupação de que a animação possa sim estar se encaminhando para o fim. Embora o seu 36º ano esteja apenas começando, a série ainda não foi renovada para a 37ª temporada. E desde que Fox venceu suas propriedades para a Disney, as negociações entre as companhias ficaram mais complicadas, deixando o futuro dos Simpsons incerto.

Leia também:

  • 7 vezes em que Os Simpsons acertaram previsões para o futuro
  • 5 previsões de Os Simpsons para o Brasil que se realizaram
  • 5 episódios de Os Simpsons que citam o Brasil ou os brasileiros

Leia mais matérias no ItechNews .