O segundo eclipse solar deste ano vai acontecer nesta quarta (2) e vai ser visível de diferentes regiões, incluindo o Brasil. Durante o fenômeno, a Lua vai se alinhar entre a Terra e o Sol, ocultando parcialmente o nosso astro. Em partes do Chile e da Argentina, o eclipse vai ser do tipo anular; já no Brasil, vai ser parcial

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Eclipses solares totais vão acabar. Quando vai ser o último?
  • Eclipses 2024 | Veja quando tem eclipse solar e lunar neste ano

 

Uma forma de acompanhar o fenômeno é com a live do Observatório Nacional, que vai contar com astrônomos da instituição e parceiros, bem com a organização internacional Time and Date. Para assistir, é só acessar o canal do Observatório no YouTube na quarta (2), a partir das 12h30 no horário de Brasília. 

Este vai ser um eclipse solar do tipo anular somente para quem estiver em uma faixa estreita que passa pelo Pacífico, parte do Chile e parte da Argentina. Por lá, os observadores vão ver a Lua um pouquinho menor que o Sol.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Como resultado, a sombra lunar cobre grande parte do disco solar, mas suas bordas permanecem visíveis e formam o chamado “anel de fogo”. Neste eclipse, a Lua vai cobrir aproximadamente 93% do disco solar durante o auge do evento. 

No Brasil, o eclipse vai ser visível no sul das regiões sudeste e centro-oeste, bem como em toda a região sul do país; quanto mais ao sul, maior vai ser a área do disco solar coberta pela Lua. Em São Paulo, o fenômeno começa às 16h51 no horário de Brasília. 

O eclipse solar anular não vai ser visível do Brasil (Imagem: Reprodução/ ipicgr/Pixabay)

Para ver o evento em segurança, é extremamente importante tomar alguns cuidados. “Em hipótese alguma olhe diretamente para o Sol sem proteção adequada. Óculos escuros, chapas de raio-X ou outros filtros caseiros não protegem contra os danos”, alertou a Dra. Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional. “É essencial utilizar filtros certificados, como os óculos especiais para observação solar ou vidros de soldador 14”, acrescentou.

Entenda o que é um eclipse solar anular

Os eclipses solares anulares acontecem quando a Lua fica entre o Sol e a Terra, projetando sua sombra na superfície do nosso planeta. A diferença entre o eclipse anular e total é que, no anular, a Lua está mais perto da Terra e mais longe do Sol, ou seja, nosso astro não fica totalmente coberto pela Lua, como acontece nos eclipses totais. 

Uma curiosidade interessante é que a inclinação da órbita da Lua em relação à da Terra faz com que eclipses lunares e solares ocorram em sequência. Portanto, este eclipse solar parcial é o “par” do eclipse lunar ocorrido em setembro.

Leia mais matérias no ItechNews .