O iFixIt, conhecido por desmontar celulares, analisou o iPhone 16 Pro por dentro e trouxe considerações sobre as novidades deste ano. O novo modelo da Apple chegou com uma bateria mais fácil de ser trocada, o que pode reduzir custos para quem precisar fazer isso no futuro.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • iPhone 16 começa a ser vendido no Brasil por até R$ 15 mil
  • iPhone 16 Pro Max tem recarga mais lenta que o esperado em teste

Reparo simplificado

A Apple segue com o propósito de tornar a manutenção dos iPhones mais fácil. Neste ano, não é necessário retirar a tela para acessar os componentes atrás dela. 

A empresa também implementou abas de puxar a bateria e facilitar a troca do componente. Além disso, a atualização do sistema operacional iOS 18 permite a utilização de peças OEM (Original Equipment Manufacturer), isto é, desenvolvidas por outras fabricantes, mas que se integram o produto como original.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Agora é mais simples acessar os componentes internos do iPhone (Imagem: Reprodução/iFixIt)

Bateria de maior capacidade

Apesar de o material da bateria não ter sido alterado, a nova célula de energia do iPhone 16 Pro é totalmente revestida em metal. O objetivo da fabricante é tornar o aparelho cada vez mais seguro.

Vale destacar que, mesmo envolvida em metal, a bateria do 16 Pro é maior que a do iPhone 15 Pro, saindo de 3.274 mAh para 3.582 mAh.

Câmeras repaginadas ocupam espaços diferentes

Em relação às câmeras, a frontal ocupa menos espaço devido às mudanças no design. Por outro lado, as traseiras precisam de uma área maior, em comparação as do iPhone 15 Pro. 

Isso porque diversas novidades chegaram para foto e vídeo, como as gravações em 4K/ 120 fps, câmera Fusion de 48 MP, sensor ultrawide de 48 MP e sistema tetraprisma, para otimizar o zoom óptico.

Novas câmeras chamam a atenção no iPhone 16 Pro (Imagem: Reprodução/REWA Technology)

Botão “Controle de Câmera”

Uma das principais mudanças na nova geração de celulares Apple é uma tecla lateral que funciona como um atalho para a câmera. O botão fica no lado direito do aparelho, e pode ser ativado ao ser pressionado ou deslizado, servindo para captar fotos, gravar vídeos ou ajustar o zoom

Na parte interior, a marca criou espaço ao remover uma das antenas 5G mmWave. Embora ofereça velocidade de navegação rápida, a tecnologia é de curto alcance. Por isso, o mecanismo é utilizado prioritariamente em locais com alta movimentação de pessoas, como shoppings, espaços para shows e aeroportos.

Novo botão oferece atalhos para fotos e vídeos (Imagem: Reprodução/iFixIt)

Leia mais matérias no ItechNews .