Sabia que os cães entendem melhor se você falar carinhosamente com eles? Essa é a descoberta de um novo estudo da Universidade de Genebra, na Suíça. Segundo o material, quando a fala é mais lenta, os cachorros conseguem responder com mais facilidade.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • É científico: perder um cachorro é como perder um filho
  • Quem é mais inteligente, o gato ou o cachorro?

Para o estudo, os autores analisaram os sons de 27 humanos em cinco línguas falando com outras pessoas, e 22 humanos nessas mesmas línguas falando com cães.

Os cientistas também usaram eletroencefalografia (EEG) para examinar as respostas cerebrais à fala em humanos e cães.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Uma das descobertas é que os humanos falam muito mais rápido que os cães latem: enquanto a velocidade de uma pessoa chega a cerca de quatro sílabas por segundo, os cães latem, rosnam, ladram e choram a uma velocidade de cerca de “apenas” duas vocalizações por segundo.

Conversas com cães

Só que, ao falar com cães, os humanos desaceleraram a fala para cerca de três sílabas por segundo, conforme mencionam os autores do estudo.

Além disso, os exames cerebrais de humanos e cachorros mostraram que as respostas neurais dos cães à fala são focadas em ritmos delta, enquanto as respostas humanas à fala são focadas em ritmos theta mais rápidos.

Com base nessa descoberta, os pequisadores agora sugerem que os humanos têm sistemas de processamento vocal diferentes e que falar mais devagar ao falar com animais de estimação pode ter contribuído para a conexão com esses tão amados animais.

Estudo mostra que os cães entendem melhor se você falar carinhosamente com eles (Imagem: Natasa Mirkovic/Unsplash)

Os autores afirmam que, embora os cães usem um ritmo lento para processar a fala, eles precisam tanto do conteúdo quanto da entonação para compreendê-la com sucesso. A pesquisa pode ser encontrada na revista PLOS Biology

A inteligência dos cães

Já não é segredo que esses animais se destacam pela inteligência. Um artigo da Current Biology revelou, no início dese ano, que cachorros sabem nomes de objetos. 

Anteriormente, uma pesquisa húngara mostrou que os cães conseguem perceber diferença entre idiomas. 

Leia mais matérias no ItechNews .