O Facebook anunciou novidades que visam fazer “jovens adultos” (usuários com idade entre 18 e 30 anos, presumivelmente) passarem mais tempo na rede social. Essas medidas devem fazer, principalmente, que conteúdo publicado por pessoas ou páginas não seguidas apareçam com mais frequência para o usuário.
As mudanças começam por uma nova aba Local, que terá a função de exibir publicações de grupos, eventos e Marketplace atrelados à região em que a pessoa vive — a sua cidade ou bairro, por exemplo.
A nova aba Local tem a proposta de ser uma “hub” de conteúdo, ações e acontecimentos regionais, portanto. O recurso está em teste em Austin, Nova York, Los Angeles, Washington, Chicago, Charlotte, Dallas, Houston, San Francisco e Phoenix, nos Estados Unidos.
O Facebook exibirá ainda uma nova aba Explorar, que terá a função de mostrar recomendações personalizadas de fotos, vídeos e outros conteúdos publicados por “pessoas reais e comunidades de especialistas”. É uma dinâmica que lembra a aba Explorar do Instagram.
Também haverá uma nova área específica para vídeos. Trata-se de uma aba em tela cheia que recomendará vídeos curtos e longos, bem como transmissões ao vivo. É algo que lembra a seção Para Você do TikTok.
A razão disso é que, que acordo com o Facebook, adultos jovens passam quase 60% do tempo gasto na rede social consumindo conteúdo em vídeo, enquanto mais da metade assiste a Reels diariamente.
Novidades também para o Facebook Messenger
O Facebook Messenger também vai ser atualizado, desta vez para exibir uma área Comunidades. A intenção é permitir que os usuários criem grupos de bate-papo de um modo que lembra o Discord. O novo recurso também lembra a área Comunidades do WhatsApp.
Desde o início do ano que o Facebook Messenger tem um recurso que exibe notas em uma balão acima do ícone com a foto de perfil do usuário, semelhante ao que existe no Instagram. Pois bem, essa função está sendo incrementada para permitir que a pessoa insira músicas e menções ali, por exemplo.
Outra recurso anunciado para o Messenger é o Memórias, que reúne fotos compartilhadas anteriormente nos chats para que o usuário as divulgue como lembranças.
Para quando?
O Facebook não revelou quando essas e outras mudanças serão implementadas para todos os usuários, mas está claro que elas chegarão em breve, até porque algumas funções já estão sendo testadas, a exemplo da aba Local e dos complementos do Notas do Messenger.
Provavelmente, usuários nos Estados Unidos receberão os novos recursos primeiro.
Facebook anuncia mudanças para manter “adultos jovens” na rede social