Ter uma airfryer pode ser uma ótima opção para facilitar o seu dia a dia, mas manter uma airfryer por muitos anos pode ser um pouco mais complicado, porque é o tipo de eletroportátil que exige uma certa atenção para deixá-la sempre em perfeito funcionamento. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • KitchenAid lança batedeira com tigela de madeira
  • Onda de calor | Qual ar-condicionado gasta menos energia por mês?

Nesse texto, portanto, trago algumas dicas de como cuidar da sua fritadeira elétrica para que ela tenha uma vida útil maior e que ela funcione sempre perfeitamente. 

1 – Não use adaptadores 

Esse é um erro bastante comum e que muita gente acha que não tem problema, mas que é o principal ponto para evitar danos à sua airfryer. Na verdade, não chega a ser uma dica, mas uma regra: jamais use adaptadores na tomada da fritadeira. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Airfryers geralmente têm tomada de 20 A porque são muito potentes e demandam esse tipo de pino (Imagem: Brenno Barreira/Canatech)

A maioria dos modelos é comercializada com uma tomada de 20 amperes justamente porque ela precisa dessa configuração para o perfeito funcionamento. Então, usar adaptadores para conectá-la a uma tomada de 10 amperes, que é a mais comum nas casas dos brasileiros, pode causar uma sobrecarga e estragar o aparelho ou até causar acidentes. 

2 – Atenção com o uso de papel alumínio

O uso de papel alumínio na airfryer é bastante comum e não chega a ser um problema. Ao contrárioele pode ajudar tanto no preparo quanto na manutenção da fritadeira, para evitar que o cesto ou bandeja coletora fiquem mais sujos. No entanto, é importante ter atenção na hora de colocá-los na airfryer. 

O primeiro ponto é que ele não deve cobrir completamente qualquer passagem de ar no interior do cesto. O ideal é que o papel seja usado para envolver o alimento, não as bandejas ou grelhas. Outro ponto é que ele não fique solto dentro da fritadeira, pois o fluxo de ar quente pode causar acidentes. 

3 – Não use material abrasivo para a limpeza

Essa é outra dica simples para manter a airfryer em bom estado. Quase todos os modelos atualmente contam com um bom material antiaderente do cesto e das bandejas coletoras, então a limpeza é bem mais fácil. 

Muitas airfryers podem riscar com facilidade, então tome cuidado com o tipo de material que usa na limpeza (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canatech)

Assim, você não precisa usar materiais abrasivos na hora de lavar: um pouco de água quente e a parte mais macia da esponja já são o suficiente para deixar os acessórios bem limpos e ainda deixar a antiaderência sempre bem eficiente. 

4 – Faça a limpeza regular 

Isso parece um pouco óbvio, mas é uma dica muito útil para o uso diário da airfryer: faça a limpeza regular dela. Isso vai desde a limpeza a cada uso do cesto até a higienização adequada das paredes e da grade da resistência. 

Essa dica é ainda mais válida para modelos oven, que têm uma área interna maior e paredes mais planas. Com o acúmulo de gordura, fica ainda mais difícil para limpar todas as partes se você fizer essa higienização com menos periodicidade. 

5 – Otimize o espaço onde ela será usada

O funcionamento da airfryer é básico: ela circula ar quente no cesto e esse ar é expelido por saídas estrategicamente posicionadas no aparelho. Assim, é importante que ela seja posicionada em um ponto onde essa saída de ar não seja obstruída. 

Geralmente, essa saída de ar fica na parte traseira da fritadeira. Então, ao usá-la, evite deixar muito próxima da parede ou qualquer outro objeto que impeça uma boa circulação de ar. 

Este é o CT Eletro, o mais novo projeto do ! Nossa missão de ajudar você a escolher produtos eletrônicos agora se estende a um universo ainda maior. Com o CT Eletro, você terá acesso às informações mais atualizadas e confiáveis sobre os melhores produtos para o seu lar. Estamos aqui para tornar suas escolhas mais simples e acertadas quando se trata de tornar sua casa um lugar mais confortável e funcional.

Leia mais matérias no ItechNews .