Martelo batido! O hatch esportivo Volkswagen Golf GTI voltará a ser vendido no Brasil em 2025. O anúncio foi feito pelo CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, utilizando as redes sociais da marca, nesta terça-feira (8).

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • 10 carros mais vendidos do Brasil em setembro de 2024
  • Fábrica da BYD no Brasil começa 2025 com “Fase 1” funcionando

“Tenho uma grande notícia para dar para nossos fãs da Volkswagen aqui no Brasil. Estou aqui para anunciar a chegada do Golf GTI em 2025, a geração 8.5 está chegando ao Brasil”, afirmou o executivo em vídeo compartilhado no Instagram e no Linkedin da marca.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Cadê o golf GTI”

Em tom descontraído, Possobom disse ainda que a cobrança pelo retorno do Golf ao Brasil é a questão que mais recebe, tanto de clientes e seguidores, como da imprensa.

“Olha que bonito, olha que beleza. A pergunta que mais recebo nas redes sociais, de jornalistas, etc é ‘Cadê o Golf GTI?’. Ele está chegando, em breve, para todos vocês”.

Apesar de confirmar o retorno do Golf GTI para o Brasil, o CEO da Volks não definiu uma data específica para isso acontecer, tampouco falou sobre a faixa de preço para o hatch alemão.

Novo GTI é forte, com 265 cv, mas inclui até ChatGPT a bordo (Foto: Eugenio Augusto Brito/)

Fim da aposentadoria

Quase cinco anos após sair de linha no Brasil, o Volkswagen Golf voltou ao radar da fabricante no país em setembro, durante o festival Rock In Rio, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Como patrocinadora do evento, a VW usou um de seus estandes para exibir uma unidade do hatch esportivo. A desculpa para a exibição foi a de “sentir o clima” com o público do festival, além de celebrar os 50 anos de início de fabricação do modelo.

Na cor cinza, o Golf GTI MK 8,5, reestilização da oitava geração, apresentado globalmente no começo do ano, esteve ao lado de um exemplar de colecionador privado do Golf 1984 de primeira geração (lançada mundialmente em 1974).

A VW também exibiu um showcar do SUV Volkswagen A0, codinome interno do substituto do Gol, bem como a edição do Polo alusiva ao evento musical, e a picape recém-lançada Amarok 2025.

Unidade exibida no Rock in Rio tinha interior clássico, com bancos de tecido xadrez (Foto: Eugenio Augusto Brito/)

Qual será o preço do Golf GTI 2025?

Após ser importada da Alemanha, do México e finalmente fabricada no Brasil, a 7ª geração do Golf deixou de ser feita em São José dos Pinhais (PR) em 2019, justamente para ceder espaço ao T-Cross, garantindo a entrada da Volkswagen no segmento mais rentável do atual mercado brasileiro, o de SUVs compactos, no qual o modelo é líder de vendas.

Em 2020, o esportivo Golf GTI 2.0 TSI, que custava R$ 205 mil, foi substituído pelo Golf GTE, híbrido importado que trazia motor 1.4 TSI e mais um gerador elétrico para entregar 201 cavalos (20 cv a menos que o GTI). Mas durou pouco, uma vez que a geração 7 estava no fim de vida na Europa.

Foram apenas 99 unidades do Golf GTE importadas por R$ 199.990

Agora, o Golf GTI MK 8,5 tem motor 2.0 turbo que rende 265 cv e 37,7 kgfm, com tração dianteira e câmbio automatizado de dupla embreagem (DSG) de 7 marchas. Com este pacote, custa cerca de 45 mil euros na Alemanha — que pode ser convertido diretamente para R$ 280 mil, sem impostos.

Golf GTI 8,5 chegará em 2025, provavelmente do primeiro semestre (Foto: Volkswagen/Divulgação)

É ainda um modelo bem mais tecnológico, com painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas, nova central multimídia com tela “flutuante” de 15 polegadas, head up display opcional, câmera 360º e o assistente de estacionamento Park Assist Pro, que permite ao condutor estacionar o carro remotamente, através do smartphone.

A principal novidade, porém, é a integração do sistema da VW com o Chat GPT, que permite comandos por voz e respostas personalizadas pela IA generativa.

Sendo assim, poderia ser bem aceito pelo mercado, que se mostra extremamente favorável a modelos de maior valor agregado, inclusive a hatches médios esportivos.

Além dos tradicionais modelos de marcas de luxo, como Audi, BMW e Mercedes-Benz, fabricantes generalistas trazem ao mercado os poderosos Toyota Corolla GR (1.6 turbo, 304 cavalos, R$ 462 mil) e Honda Civic Type R (2.0 turbo, 297 cv, na faixa dos R$ 430 mil).

Assim, o preço mais lógico para o novo Golf GTI pode girar na faixa dos R$ 400 mil a R$ 450 mil. Mas pode haver também um certo subsídio, como no caso do GTE, para que o modelo fica numa faixa de valores mais atraentes, em torno dos R$ 300 mil.

Atualmente, o carro de passeio mais caro vendido pela VW no país é o Tiguan Allspace R-line, com motor 4-cilindros 300TSI, de 186 cv, custando R$ 292.990.

Há ainda a picape Amarok 2025 na versão Extreme, equipada com motor turbodiesel V6 de 258 cv, vendida a R$ 354.990.

Para executivos da marca alemã, porém, a grande questão está não em vender o Golf GTI, mas em “garantir um pós-venda adequado”, com a rede de concessionários tendo oferta suficiente de itens de reposição para este tipo de produto, como elementos decorativos, componentes mecânicos e pneus.

Volkswagen Golf 2024
Volkswagen Golf 2024 (Divulgação/Volkswagen)
Volkswagen Golf 2024
Volkswagen Golf 2024 (Divulgação/Volkswagen)
Volkswagen Golf 2024
Volkswagen Golf 2024 (Divulgação/Volkswagen)
Volkswagen Golf 2024
Volkswagen Golf 2024 (Divulgação/Volkswagen)
Volkswagen Golf 2024
Volkswagen Golf 2024 (Divulgação/Volkswagen)
Volkswagen Golf 2024
Volkswagen Golf 2024 (Divulgação/Volkswagen)
Volkswagen Golf 2024
Volkswagen Golf 2024 (Divulgação/Volkswagen)
Volkswagen Golf 2024
Volkswagen Golf 2024 (Divulgação/Volkswagen)
Volkswagen Golf 2024
Volkswagen Golf 2024 (Divulgação/Volkswagen)

Leia mais matérias no ItechNews .