A Agência Espacial Europeia começou a testar a Handheld Universal Lunar Camera (HULC), a câmera que os astronautas vão usar durante as missões na Lua. Os engenheiros, cientistas e astronautas da agência espacial vêm trabalhando em melhorias no dispositivo, que promete ser usado na missão Artemis III. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Como ter certeza de que o homem pousou na Lua? 
  • EXCLUSIVO! O que o Brasil fará no Programa Artemis? Presidente da AEB conta tudo

Esta câmera lunar foi construída a partir de um modelo de uma câmera Nikon modificada. Ela conta com alguns componentes especiais criados pela NASA, como uma cobertura térmica que vai protegê-la da poeira e das temperaturas extremas na superfície lunar. Além disso, os botões foram ajustados para os astronautas conseguirem usá-los com mais facilidade enquanto usam as luvas do traje. 

Teste da câmera HULC em uma expedição geológica próxima de uma cratera vulcânica (Imagem: Reprodução/ESA – A. Romeo)

Análises dos dados do programa Apollo mostraram que a percepção de distâncias e relevo dos astronautas muda enquanto estão na superfície lunar, afetando a forma como eles interagem o terreno. Assim, ter uma câmera com zoom por lá pode ajudá-los a decidir os locais onde devem ir primeiro. “Se a tripulação quiser ver mais além do local de pouso, uma lente teleobjetiva vai permitir que eles tirem imagens de objetos distantes e decidam qual caminho explorar”, explica Jeremy Myers, líder da NASA para a câmera HULC. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Ele testou uma lente teleobjetiva de 200 mm na HULC e ficou satisfeito com os resultados. “A câmera capturou uma grande quantidade de detalhes à distância, algo que excede tudo o que já foi visto antes na Lua. Esse teste foi um ponto de partida fantástico para avaliar o nível de detalhes que os futuros exploradores poderiam obter com a câmera”, acrescentou.

Astornautas da NASA Andre Douglas e Kate Rubins em caminhada lunar simulada enquanto testavam a câmera (Imagem: Reprodução/NASA – Josh Valcarcel)

Claro que o feedback dos astronautas não pode ficar de fora do trabalho, afinal, são eles que vão usar o dispositivo. “As sugestões dos trainees vai nos ajudar a refinar a ergonomia e a redundância da câmera, para tornar as missões o mais produtivas o possível”, acrescentou ele. Por enquanto, o novo dispositivo foi testado em uma caminhada lunar simulada nas instalações da NASA nos Estados Unidos. 

“Passamos muito tempo no laboratório com a câmera, pensando em quais seriam os desafios, mas somente quando a testamos em um cenário realista é que podemos ampliar nossa perspectiva e aprimorar o design”, ressaltou Jeremy. “No final das contas, todos nós queremos ter o melhor produto: uma câmera espacial que capture imagens incríveis da Lua para a humanidade”, concluiu ele. 

Leia mais matérias no ItechNews .