A Apple parece ter encerrado em definitivo seu ambicioso programa de carros autônomos após solicitar ao Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (DMV) o cancelamento de sua permissão para testar veículos do tipo nas vias públicas do estado. O pedido foi feito pela gigante da tecnologia em 25 de setembro de 2024, e a autorização foi cancelada dois dias depois, em 27 de setembro.

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A licença, que permitia à Apple operar seus carros autônomos em fase de teste, estava originalmente válida até o dia 30 de abril de 2025.

O movimento pegou muitos de surpresa, uma vez que a empresa vinha trabalhando nesse projeto há anos, com testes em andamento desde 2017. A retirada da permissão marca um possível ponto final no “Project Titan”, o codinome do desenvolvimento de veículos autônomos da fabricante do iPhone.


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Apple desistiu dos carros autônomos?

O pedido de cancelamento da licença da Apple, embora surpreendente, sinaliza uma desistência prática de continuar investindo no desenvolvimento de carros autônomos. Com a retirada da permissão, a empresa não pode mais realizar testes legais de seus veículos autônomos nas ruas da Califórnia. Isso sugere que a Apple, após anos de tentativas e investimentos, não vê mais futuro no projeto como estava concebido.

Originalmente concebido como “Project Titan”, Apple Car apresentou inúmeros desafios à fabricante do iPhone (Imagem: Reprodução/Loopit)

Há rumores de que, além de não ter avançado no desenvolvimento da tecnologia de direção autônoma, a companhia teria enfrentado dificuldades técnicas e operacionais que minaram sua confiança no sucesso do projeto. Embora ainda possa haver interesse no setor automotivo, este cancelamento levanta dúvidas se a Apple irá realmente lançar um veículo próprio ou se optará por integrar tecnologias de direção assistida em parcerias com fabricantes automotivos tradicionais.

Histórico do desenvolvimento do Apple Car

O projeto de carro autônomo da Apple começou oficialmente em 2014, quando a empresa formou uma equipe secreta para explorar o desenvolvimento de veículos elétricos e autônomos sob o codinome “Project Titan”. O objetivo era claro: criar um carro autônomo inovador que rivalizasse com outras empresas já consolidadas no setor, como a Tesla e a Waymo.

Em 2017, a companhia fundada por Steve Jobs recebeu sua primeira permissão para testar veículos autônomos nas ruas da Califórnia, o que foi considerado um marco no desenvolvimento do projeto. Em seu auge, o “Project Titan” empregava mais de 200 motoristas e engenheiros. No entanto, ao longo dos anos, a Apple começou a reestruturar e redimensionar a equipe, com demissões e revisões contínuas que indicavam dificuldades internas.

O projeto enfrentou vários obstáculos, incluindo mudanças frequentes na liderança, falta de clareza no foco do produto e desafios tecnológicos que se mostraram maiores do que o previsto. Em 2021, a Apple mudou a estratégia para desenvolver um sistema de direção autônoma que pudesse ser vendido ou licenciado para outros fabricantes, mas os resultados também não foram suficientes para avançar o projeto.

Apple falhou em fazer carro autônomo

A decisão da Apple de encerrar o “Project Titan”, que daria origem ao Apple Car, pode ser vista como um reconhecimento das dificuldades envolvidas em criar um veículo autônomo viável. Embora a empresa tenha experiência em tecnologia de ponta, a construção de um carro desse tipo é um desafio multidisciplinar que envolve software, hardware, engenharia automotiva e segurança em níveis extremamente elevados.

Tesla Cybercab jogou a última pá de cal no projeto de carro autônomo da Apple (Imagem: Divulgação/Tesla)

Entre os principais desafios enfrentados pela empresa sediada em Cupertino estavam o desenvolvimento de uma inteligência artificial suficientemente avançada para operar em segurança em qualquer condição de trânsito, além de conseguir viabilizar a produção em larga escala de um carro competitivo no mercado automotivo a nível mundial. A concorrência acirrada, liderada por empresas como Tesla e Waymo, também contribuiu para a pressão sobre a Apple.

Curiosamente, o cancelamento da permissão de testes aconteceu semanas antes do anúncio do Tesla Cybercab, um táxi autônomo sem pedal nem volante que promete revolucionar o mercado e ser um passo adiante no caminho para carros totalmente independentes. A comparação entre o sucesso do Tesla Cybercab e a desistência do “Project Titan” demonstra como a Apple, embora dominante em tecnologia de consumo, não conseguiu superar as complexidades desse segmento do setor automotivo, um campo onde a Tesla está anos à frente.

Assim, enquanto a Tesla avança em direção a um futuro de carros autônomos, a Apple parece estar abandonando a corrida — pelo menos por enquanto.

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