Caçadores de naufrágio encontraram, nas costas da Grécia, um submarino britânico desaparecido desde 1943, cujo destino havia sido um mistério por oito décadas. Chamada HMS Trooper, código N91, a embarcação submersível levava três membros da resistência grega para Kalamos, uma ilha helênica, e devia patrulhar o mar Egeu em seguida, onde alemães haviam posto minas submarinas.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • 10 naufrágios misteriosos visíveis no Google Earth
  • Bilionário quer levar outro submarino aos destroços do Titanic

Como não retornou da missão para Beirute, onde deveria chegar, o submarino foi considerado perdido junto aos 64 tripulantes em 17 de outubro de 1943. Uma companhia de recuperação grega chamada Planet Blue, encabeçada pelo especialista Kostas Thoctarides, encontrou Trooper ao norte da ilha de Donoussa, no mar Icário, famoso pelo mau tempo.

Encontrando o submarino da 2ª Guerra Mundial

Segundo Thoctarides contou ao site Live Science, outras 14 expedições falharam na tarefa de encontrar o naufrágio da embarcação britânica por ter procurado muito ao leste. O que induziu ao erro foram os reportes de avistamento do HMS Trooper em 14 de outubro do ano de seu desaparecimento.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

 

Estudando a época da guerra, a equipe determinou que o submarino teria afundado antes, o que foi confirmado quando de seu encontro, em 3 de outubro de 2024. Seu achado inicial foi graças a um sonar embutido em navio, que cria um mapa detalhado do solo oceânico com ondas de som. Em seguida, filmagens com um robô veículo operado remotamente (ROV) chamado “Super Achille” foram feitas.

O HMS Trooper explodiu enquanto estava acima da água, segundo análises, já que a escotilha da torre de comando estava aberta. O naufrágio acabou dividido em três partes — proa, popa e casco central —, provavelmente colidindo com uma mina alemã. É provável, então, que seu avistamento em 14 de outubro seja falso, representando outro submarino britânico de mesma classe.

A embarcação só foi identificada definitivamente ao comparar o naufrágio à planta original do Trooper. Como é o túmulo de seus tripulantes, o submarino afundado não foi tocado, e espera-se que seu achado traga algum conforto às famílias, que podem ter certeza do destino de seus parentes.

Leia mais matérias no ItechNews .