A Samsung anunciou na manhã desta segunda-feira (21) o Galaxy Z Fold Special Edition, modelo atualizado do Galaxy Z Fold 6. O novo dobrável da sul-coreana é mais fino que celular lançado em julho deste ano. Contudo, o Galaxy Z Fold Special Edition e suas novidades, como câmera de 200 MP, só será lançado na China e Coreia do Sul.
O novo smartphone é a resposta da Samsung para o crescimento das marcas chinesas no mercado de dobrável. Enquanto o Galaxy Z Fold lidera esse segmento no ocidente, a Samsung perdeu espaço na China para as marcas locais. Huawei, Vivo, Xiaomi e Honor possuem dobráveis mais atrativos, mais finos e com câmeras mais potentes que a linha Z Fold — pelo menos até a chegada deste novo celular da Samsung.
Quais as diferenças entre o Galaxy Z Fold SE e Z Fold 6?
O Galaxy Z Fold Special Edition tem melhorias na câmera, mudanças no design, na fabricação e na tela. Enquanto o Z Fold 6 segue com uma câmera de 50 MP, a versão especial foi atualizada com o sensor de 200 MP — mesmo valor usado na linha Galaxy S24.
O conjunto triplo de lentes é completado pela mesma teleobjetiva de 10 MP e ultrawide de 12 MP do Galaxy Z Fold 6. Outra coisa em comum entre os dois dobráveis é o suporte de sete anos de atualização de Android e processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3. Porém, nesse ponto de desempenho, o Galaxy Z Fold SE tem 16 GB de memória RAM e uma única opção de armazenamento (512 GB).
Nos elementos visuais e de fabricação, o novo dobrável está mais fino, medindo 4,9 mm quando aberto (é 5,6 mm no Galaxy Z Fold 6) e 10,6 mm quando aberto (12,1 mm no Z Fold 6) — confirmando os rumores. Ainda perde para os rivais chineses, mas é um passo para rivalizar com essas marcas.
O Galaxy Z Fold Special Edition está 3 g mais leve, foi de 239 g para 236 g. Pode não parecer muito, mas é um ponto positivo quando levamos em conta a nova câmera e a nova tela interna — sim, ele ganhou uma nova tela e ela é maior.
O Z Fold SE tem o maior display já usado pela Samsung em um dobrável, medindo 8 polegadas e usando o painel Dynamic AMOLED 2x. A proporção desse display é 20:18. A tela externa mede 6,5 polegadas (6,3 polegadas do Z Fold 6) e com uma proporção de tela de 21:9, valor que deixa o Z Fold SE mais parecido com um smartphone padrão quando fechado.
Samsung não revela se Z Fold SE chegará para mais países
Até o momento, a Samsung não revelou se lançará o Galaxy Z Fold SE para mais países além de China e Coreia do Sul. A sul-coreana é uma das maiores fabricantes de celular do mundo e tem capacidade de sustentar uma produção em massa do modelo. Mas diferentes fatores são levados em conta na hora de preparar um lançamento global
Relembre o lançamento do Galaxy Z Flip 6 e Galaxy Z Fold 6
Com informações: SamMobile e Android Headlines
Samsung lança Galaxy Z Fold Special Edition na China e Coreia do Sul