Pesquisadores da NASA desenvolveram um ventilador espacial silencioso para reduzir o ruído em naves tripuladas, melhorando a comunicação, o descanso e a segurança a bordo.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • NASA vai pagar US$ 3 mi para quem solucionar lixo na Lua
  • NASA revela protótipo de telescópios de ondas gravitacionais

Desde o início da exploração espacial humana, os astronautas tiveram que conviver com ruídos no interior das espaçonaves. Geralmente, o barulho vem de ventiladores de resfriamento e atrapalham até mesmo o sono.

Buscando reduzir esse problema, a NASA está usando tecnologia avançada do Glenn Research Center para produzir ventiladores silenciosos. A agência espacial também está compartilhando os avanços com a indústria de empresas privadas que desenvolverão as futuras estações espaciais.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Um protótipo inicial do ventilador foi projetado no Glenn Research Center em 2009, usando tecnologias de motores turbofan. Testes acústicos mostraram que o ventilador é cerca de 10 decibéis mais silencioso do que ventiladores comerciais de tamanho semelhante.

O Quiet Space Fan diminuirá o ruído da ventilação das cabines de espaçonaves e estações espaciais (Imagem: Reprodução/NASA)

Recentemente, um ventilador maior foi projetado pela NASA com quase o dobro da capacidade de fluxo de ar e pressão, em comparação ao protótipo inicial. Enquanto o original era adequado para um carro grande, o novo modelo pode ventilar uma casa.

Além de reduzir o ruído, o novo ventilador economiza volume e massa com controles de ruído menores, redução da perda de pressão em silenciadores e menor consumo de energia. Isso proporcionará um ambiente mais seguro e habitável para astronautas em veículos espaciais.

Os engenheiros esperam que o projeto possa ser utilizado na Estação Espacial Internacional e nas espaçonaves que levarão os astronautas à Lua e além.

Leia mais matérias no ItechNews .