Depois de ficar mais de um mês em fase beta pública, a versão final do iOS 18.1 foi anunciada oficialmente. A novidade traz o pacote de recursos de inteligência artificial Apple Intelligence como principal atrativo. Em fase introdutória, é verdade. Mas este não deixa de ser um anúncio importante.
No atual estágio, a Apple Intelligence é capaz de ajudar o usuário a produzir, revisar ou resumir textos em diversos aplicativos, entre eles Mail, Notas e Pages. Ela pode ser instruída a redigir uma resposta a um e-mail em tom formal ou informal, por exemplo.
A Apple Intelligence é capaz ainda de incrementar a busca por imagens no aplicativos Fotos. Basta que o usuário informe as características da imagem que ele quer encontrar, como “fotos em que aparecem um carro cinza”. A Apple também habilitou a função Limpeza (Clean Up) no Fotos, que permite remover facilmente elementos indesejáveis da imagem.
O usuário também poderá dar instruções à Apple Intelligence para criar “memórias” mais criativas no app Fotos, ou seja, fazer a tecnologia selecionar fotos e vídeos para montar uma apresentação condizente com a descrição dada.
Tem mais. A Apple Intelligence pode transcrever ou resumir áudio, exibir apenas as notificações que podem ser importantes para o usuário quando o modo Foco estiver ativado e fazer a Siri executar tarefas mais avançadas, como adicionar rapidamente um novo contato à agenda.
Mas é válido relembrar que a Apple Intelligence só funciona com as linhas iPhone 15 Pro, iPhone 16 e iPhone 16 Pro. Além disso, esta fase inicial só dá suporte ao idioma inglês. O suporte a português e outras línguas é esperado para 2025.
Não é de estranhar. A tecnologia ainda está em desenvolvimento. A expectativa é a de que a Apple Intelligence só fique oficialmente completa no iOS 18.4.
Outros recursos do iOS 18.1
As demais novidades do iOS 18.1 incluem ajustes ou acréscimos funcionais que não puderam ser implementados no iOS 18, como:
- Central de Controle com mais opções de botões para funções e personalização aprimorada em relação ao iOS 18;
- a função que permite deixar ícones em tons padronizados agora também aplica os novos efeitos nos widgets da tela inicial;
- função nativa de gravação de chamadas telefônicas (o ícone de gravação aparecerá no canto superior direito durante as ligações);
- ativação do modo Espelhamento do iPhone, que permitir transferir arquivos rapidamente entre o aparelho e um Mac com macOS Sequoia 15.1 ou superior;
- introdução modo de selfies para o Controle de Câmera nas linhas iPhone 16 e iPhone 16 Pro;
- liberação do NFC do iPhone a concorrentes do Apple Pay.
Como instalar o iOS 18.1
Como o iOS 18.1 já está em versão final, o próprio iPhone poderá notificá-lo da atualização. Quem não quiser esperar por isso pode ir em Ajustes / Geral / Atualização de Software. A nova versão do sistema operacional aparecerá ali. Toque nela e siga as orientações para efetuar a instalação.
Lembre-se de fazer backup de seus dados antes de seguir com o procedimento.
Além do iOS 18.1, a Apple também liberou, nessa segunda-feira (28), o iPadOS 18.1, o macOS Sequoia 15.1, o watchOS 11.1, o visionOS 2.1 e o tvOS 18.1, todos em versões finais.
iOS 18.1 é lançado com Apple Intelligence e mais recursos para o iPhone